O módulo Moon Sniper, do Japão, que orbita o satélite da Terra desde o final de dezembro, finalizou sua descida em direção à Lua às 12h20min desta sexta-feira (19). Apesar disso, a sonda teve um problema na descida, e está usando suas baterias em vez de gerar energia, informou a agência espacial japonesa Jaxa durante uma coletiva de imprensa.
Segundo a Jaxa, a sonda não está gerando eletricidade através de seus painéis solares, provavelmente porque módulo de pouso não está apontando na direção prevista. O equipamento está utilizando suas baterias para receber e obedecer aos comandos enviados pela Terra.
Sendo assim, a agência informou que precisará de mais tempo para reunir dados, entender e resolver a situação.
Com sua missão Smart Lander for Investigating Moon (Slim), o Japão é a quinta nação a conseguir um pouso lunar bem-sucedido, depois dos Estados Unidos, da União Soviética, da China e da Índia.
Tal como a Índia fez pela primeira vez em agosto com o seu programa espacial de baixo custo, a missão japonesa tem como alvo o polo sul da Lua, muito pouco explorado.
A sonda tentará se colocar em uma cratera, de onde acredita-se que será capaz de acessar o manto da Lua, a camada interna sob sua crosta.
A agência japonesa Jaxa já havia conseguido uma aterrissagem de precisão num asteroide, mas o desafio é maior na Lua porque a gravidade é mais intensa. Em abril, em outra tentativa dos japoneses de chegar à Lua, o módulo Hakuto-R se espatifou contra a superfície.
A atual missão também quer esclarecer o mistério sobre a possível presença de água no satélite, fator-chave para a eventual construção de bases lunares.
Mais de 50 anos depois de os humanos terem chegado à Lua, diversos países e empresas privadas estão a tentar imitar o feito. Mas muitos acabam batendo no satélite, têm falhas de comunicação ou outros problemas técnicos.
O módulo de pouso lunar japonês, batizado de Moon Sniper, tem uma sonda rolante desenvolvida por uma empresa de brinquedos.
Um sucesso reverteria a má fase do setor aeroespacial japonês, que acumulou duas missões lunares e vários lançamentos de foguetes fracassados.
Veja como foi o pouso transmitio pela Jaxa: