Duas galáxias estão em rota de colisão no espaço e o encontro deverá gerar uma nova estrutura no espaço. Lentamente, NGC 6040 e LEDA 59642 se aproximam de um "acidente cósmico". Na última sexta-feira (12), a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) divulgou imagem no fenômeno, capturada pelo telescópio Hubble.
A nova galáxia, batizada de Arp 122, será formada a partir da colisão entre NGC 6040 e LEDA 59642, distantes 570 milhões de anos luz da Terra. Embora possa assustar, a Nasa afirmou que o fenômeno é natural e dentro de "bons quatro milhões de anos", a Via Láctea — onde a Terra está situada — deve colidir com a galáxia de Andromeda.
"As colisões e fusões galácticas são eventos monumentalmente energéticos e dramáticos, mas ocorrem numa escala de tempo muito lenta. Essas colisões demoram muito devido às distâncias verdadeiramente enormes envolvidas", explicou a Nasa.
As galáxias são formadas de diversas estrelas e cada uma possui seu próprio sistema solar, além de muitos gases, poeira e matéria escura.
Conforme a Nasa, as colisões geram diversas mudanças e alterações em tudo que compõe uma galáxia, o que pode ser "fascinante".