Em menos de 30 minutos, três meteoros cruzaram o céu do Rio Grande do Sul na madrugada deste sábado (9). Os fenômenos foram registrados pelas câmeras do Observatório Espacial Heller & Jung, instalado em Taquara, no Vale do Paranhana.
De acordo com o professor Carlos Fernando Jung, diretor do observatório, o primeiro registro foi da queda simultânea de dois meteoros, por volta das 2h29min. A dupla de corpos celestes passou pelo céu de Torres, no Litoral Norte.
Já o segundo flagrante foi de um meteoro fireball, que é característico pelo brilho elevado, às 2h54min, em Encruzilhada do Sul. Esse fenômeno tinha magnitude de –7 e foi registrado pela câmera All Sky, que permite uma visão como se a pessoa olhasse 100% para cima.
Jung afirma que os três corpos celestes fazem parte da chuva de meteoros Geminídeas e que é raro registrar um fireball de magnitude elevada e uma queda dupla na mesma madrugada.
— Essas quedas duplas ocorrem quando existe ativa uma grande chuva de meteoros. O pico de uma das maiores chuvas de meteoros, a Geminídeas, ocorrerá de 13 a 14 de dezembro. Serão em torno de 150 meteoros por hora e a observação deste ano será ainda maior do que o habitual, pois a Geminídeas atinge seu pico apenas um dia após a Lua Nova — explica.