Uma galáxia que se assemelha a Via Láctea foi observada por uma equipe de astrônomos utilizando o telescópio espacial James Webb. A descoberta está provocando discussões sobre as principais teorias sobre o começo do universo.
Denominado ceers-2112, o sistema é uma galáxia espiral barrada e passou a ser a mais distante do tipo já observada. A ceers-2112 se formou após o Big Bang ter criado o universo, evento que se estima ter ocorrido há 13,8 bilhões de anos. A estrutura da galáxia estava em atividade 2,1 bilhões de anos depois. As informações são da CNN sobre a pesquisa detalhada na revista Nature.
Em um comunicado, o principal autor do estudo, Luca Costantin, pesquisador de pós-doutorado do Conselho Nacional de Pesquisa da Espanha no Centro de Astrobiologia da Espanha, em Madrid, disse que “esta descoberta revela que galáxias semelhantes à nossa já existiam há 11.700 milhões de anos, quando o universo tinha apenas 15% da sua vida”.
A surpresa é pelo fato de a galáxia ter uma estrutura complexa e ordenada, em um período que outros sistemas do tipo eram mais irregulares e primitivas. Os cientistas acreditavam que galáxias como a Via Láctea só apareceram quando o universo atingiu pelo menos metade da idade atual, pois seriam necessários bilhões de anos de evolução galáctica para que as estrelas que formam a barra central pudessem se agrupar.
A descoberta indica que essa evolução demorou menos tempo, apenas cerca de 1 bilhão de anos.
— Isto é surpreendente porque as galáxias eram muito mais caóticas no universo primitivo e muito poucas tinham estruturas semelhantes às da Via Láctea — afirmou o coautor do estudo Alexander de la Vega, pesquisador de pós-doutorado na Universidade da Califórnia, em Riverside, em comunicado.