O asteroide 319 Leona, com aproximadamente 60 quilômetros de diâmetro, vai passar na frente da estrela Betelgeuse, uma supergigante localizada no Cinturão de Orion. Ela é o décimo astro mais brilhante do céu noturno. O raro fenômeno está previsto para acontecer na noite do dia 11 para 12 de dezembro.
Também conhecida como Alpha Orionis, a estrela exibe um brilho vermelho característico e seu diâmetro angular é o segundo maior no céu, atrás apenas do próprio Sol. Pela evolução do astro, é provável que Betelgeuse se transforme em uma supernova, só não se sabe ainda quando. Pesquisadores acreditam que pode demorar de décadas a milhares de anos.
A passagem do asteroide vai ser capaz de ofuscar a supergigante, retendo cerca de 94% da sua luz. Naquele momento, que se assemelha a um eclipse, Betelgeuse será como um astro comum. O evento atípico acontece devido ao brilho variável da estrela, provocado por células de convecção gigantescas, capazes de transportar o calor do núcleo até a sua superfície.
Como observar
O asteroide deve passar por Betelgeuse às 22h17min do dia 11 de dezembro, no horário de Brasília. O evento não será visível para todos. A região que se estende da Ásia Central até o sul da Europa e o México poderá observar com mais facilidade. No Brasil, só será possível ver a estrela piscando por alguns minutos.
Alguns aplicativos para celular podem ajudar a observar o fenômeno. O Occult Flash Tag (para Android) e o AstroFlashTimer (para iPhone) disparam um flash no horário programado.