Depois do eclipse solar no último 14 de outubro, neste sábado (28) foi a vez do mundo apreciar um eclipse lunar. O fenômeno ficou visível para os brasileiros somente por volta das 17h14min (horário de Brasília), mas iniciou às 15h10min, com a Lua em fase penumbral.
Neste primeiro momento, o satélite começou a percorrer a penumbra da Terra (parte externa tênue de sua sombra), que passou a cobrir a superfície lunar. Depois, a partir das 16h38min, o eclipse tornou-se parcial — quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, mas os três corpos celestes não formam o alinhamento perfeito no espaço. Assim, a sombra não cobre completamente o satélite natural do nosso planeta.
Às 17h14min, horário de pico do evento lunar, uma parte da Região Nordeste do país vislumbrou o fenômeno. Os Estados aptos foram Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, a depender das condições climáticas.
Estados do Sudeste, como Minas Gerais e Espírito Santo, também tiveram chances de visualizar a fase parcial. Não foi o caso de São Paulo e Rio de Janeiro.
Dos restantes, os que menos tiveram visão do evento astronômico foram o Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Amazonas e Acre.
Pelo mundo, o eclipse está sendo visto de países da Europa, Ásia, África e América do Norte, da Austrália e grande parte da América do Sul.