Lançado no final de 2022, as linhas de iPhone 14 e iPhone 14 Pro estão gerando queixas de seus consumidores. As reclamações são sobre a capacidade da bateria. Conforme relatos nos últimos dias, usuários de redes sociais apontam rápida perda de capacidade máxima da bateria dos celulares da última geração da Apple, que tem caído consideravelmente em menos de um ano de uso.
"Meu iPhone 14 Pro caiu para 88% da capacidade da bateria depois de menos de um ano", escreveu uma usuária do X (antigo Twitter).
De acordo com a Apple, as baterias dos aparelhos iPhone foram projetadas para manter, no mínimo, 80% de sua capacidade original por 500 ciclos de carga (começando em 100% quando o celular é novo). Ou seja, o dispositivo móvel da usuária que reclamou na rede social estaria dentro dos conformes previstos pela empresa.
Em contato com a GZH, o suporte técnico da Apple explicou como funciona um ciclo de bateria nos aparelhos iPhone:
— Um ciclo é quando você faz uma carga 100% por completo. Se você carregar 50% de manhã, ele descarrega e você carrega mais 50%. Quando ele fecha esses 100% ele fecha um ciclo. Não importa se de maneiras divididas ou de uma vez só.
O suporte da companhia no Brasil ainda diz que a maneira em que o celular é utilizado pode influenciar na saúde da bateria, visto que o material é feito, justamente, para cair conforme o uso, a partir da utilização do usuário.
A reportagem também tentou contato com a área de imprensa da Apple para esclarecimentos, porém, não teve resposta até o fechamento desta matéria.
O assunto começou a repercutir no início de agosto deste ano, após um influenciador do TikTok publicar um vídeo mostrando o problema. Antes, algumas matérias de jornais internacionais já haviam relatado a perda rápida da capacidade máxima da bateria, como a Forbes, em 10 de agosto.
Veja alguns relatos sobre o problema nos Iphone 14
*Produção: Nikolas Mondadori