Partes do Polo Sul da Lua jamais irão receber iluminação, ainda mais se forem crateras ou o fundo de buracos lunares. Esta falta de luz solar ocorre devido à pequena inclinação da Lua. As informações são do portal Olhar Digital.
Enquanto a Terra possui uma inclinação significativa no eixo de rotação em relação a sua própria órbita, permitindo que os hemisférios Sul e Norte recebam diferentes taxas de radiação, a situação da Lua é diferente.
Como a inclinação deste satélite natural é mínima, alguns dos pontos não recebem a luz do Sol, que incide praticamente de forma perpendicular — o que faz com que a região central da Lua receba mais iluminação do que os polos.
Ainda assim, as extremidades recebem certa quantidade de luz, mas, em áreas com crateras com bordas, o fundo e as paredes ficam na total escuridão. A maioria destas crateras estão no Polo Sul.
A falta de incidência solar também leva os termômetros a caírem: a temperatura pode chegar a -160°, fazendo com que o gelo formado no local se comporte com uma pedra.