Uma próxima tentativa de lançar o Júpiter 3, considerado o maior satélite de comunicação comercial do mundo, tem uma nova data prevista: sexta-feira (28), às 23h4, no horário da Flórida, nos Estados Unidos, de onde ocorre o lançamento. No fuso horário de Brasília, já será sábado (29), 00h4min. A operação é coordenada pela SpaceX.
Uma primeira tentativa de lançamento ocorreu no início de quinta-feira (27) no horário de Brasília (o equivalente a 23h4 de quarta-feira, 26, na Flórida). A contagem regressiva foi iniciada, mas a equipe de lançamento a cancelou com 65 segundos restantes. Por meio do X (antigo Twitter), a SpaceX informou que o cancelamento ocorreu devido "a uma violação dos critérios de abortamento", sem dar mais detalhes.
De acordo com o site Space, a empresa também cancelou uma outra tentativa planejada na noite de quinta-feira (27) — já madrugada de sexta na maior parte do Brasil. A meta atual, reforça o site, é de que o lançamento ocorra na sexta-feira (28), durante uma janela de 99 minutos que abre às 23h4min. A informação é a mesma disponibilizada, até o momento, no site da SpaceX. A transmissão ao vivo irá ser feita pelo canal da empresa no Youtube.
O Júpiter 3 pertence à empresa norte-americana Hughes Network Systems e será lançado por um foguete Falcon Heavy da SpaceX.
O equipamento deverá se unir a uma frota de satélites que já está em órbita e fornece serviços de banda larga para as Américas do Norte e do Sul.
Na madrugada desta sexta-feira (28), a SpaceX fez um outro lançamento. Desta vez, de satélites de internet da Starlink. A operação pôde ser acompanhada pelo canal da SpaceX no YouTube e nas redes sociais.