As rochas espaciais têm diversas denominações e duas delas geram muitas dúvidas quanto as características que as definem: meteoro e meteorito. Para entender essa diferença, porém, é preciso primeiro esclarecer o que é asteroide.
Corpos rochosos denominados como asteroides são fenômenos espaciais de estrutura metálica, que orbitam ao redor do Sol e possuem ao menos um metro de diâmetro. Essas rochas têm formatos irregulares e se assemelham a planeta pequenos.
A diferença de meteoro e meteorito
Os meteoros, também chamados de estrelas cadentes por conta do rastro luminoso que deixam no céu, são formados a partir de minúsculos fragmentos de rocha largados por algum asteroide. Esses eventos são provocados em função da entrada dos pedaços rochosos na atmosfera terrestre, que se desfazem no atrito causado pela queimadura.
Já os meteoritos são corpos rochosos sólidos e remanescentes de um asteroide que, quando adentram a atmosfera da Terra e não se queimam por completo, acabam caindo na superfície. Basicamente, essa categoria se enquadra em qualquer rocha proveniente do espaço que acabou localizado no solo terrestre.
Algumas pessoas confundem os meteoritos com lixo espacial. Esses detritos são objetos que acabaram extintos, mas que se mantiveram na órbita da Terra. Eventualmente, alguns caem no planeta Terra, mas, normalmente, os resíduos espaciais vão parar nos oceanos ou em grandes extensões não habitadas.