O aplicativo Telegram saiu do ar temporariamente no Brasil na noite desta quarta-feira (26), após determinação da Justiça Federal do Espírito Santo. Os juristas tomaram essa decisão porque, segundo eles, a plataforma não entregou todas as informações solicitadas pela Polícia Federal sobre conteúdos neonazistas publicados. A empresa responsável pelo aplicativo também deverá pagar uma multa diária que chega ao valor de R$ 1 milhão.
Na última quinta-feira (20), o Ministério da Justiça e da Segurança Pública abriu um processo administrativo contra o Telegram após a empresa que comanda a plataforma não ter respondido a pedidos da pasta e da Polícia Federal para a entrega de dados de usuários envolvidos na disseminação de conteúdos neonazistas e que incitam à violência e o preconceito. Em razão disso, o aplicativo deveria fornecer nos dias seguintes o material solicitado, o que acabou não ocorrendo.
— O prazo já está esgotado. O Telegram é, tradicionalmente, de difícil contato, de difícil diálogo. Nós vimos isso durante as eleições. De forma que será tratado como uma instituição que não respondeu à notificação da Secretaria Nacional do Consumidor — relatou o secretário nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Wadih Damous, durante coletiva de imprensa.
Com a determinação judicial, as lojas de aplicativo e operadoras de telefonia móvel precisam deixar o aplicativo indisponível aos usuários. Por volta das 21h30 desta quarta-feira, diversos internautas relataram na internet instabilidades no Telegram e pouco tempo depois comunicaram que não conseguiam mais acessá-lo.
Não há previsão de quando o Telegram voltará a funcionar no Brasil. Enquanto o mensageiro está fora do ar, os usuários poderão utilizar outros aplicativos semelhantes para substitui-lo. GZH separou uma lista com algumas alternativas. Confira:
1. WhatsApp
Criado pela Meta, empresa que também administra redes sociais como Instagram e Facebook, o WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais populares no mundo. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa de tecnologia Apptopia, ele foi o terceiro mais baixado em 2022, perdendo apenas para o Instagram, que está na segunda colocação, e para o TikTok, que lidera o ranking.
Uma das vantagens do WhatsApp é que ele é muito semelhante ao Telegram. Entre os recursos fornecidos pela plataforma estão o envio de mensagens de texto, figurinhas e áudios, possibilidade de realizar chamadas de vídeo ou fazer ligações, envio de arquivos e a criação de grupos.
Para ter uma conta no aplicativo, o usuário precisa fornecer um número de celular. Se a plataforma já estiver instalada e logada no aparelho, o internauta também poderá abri-lo pelo computador ou notebook, em uma versão chamada WhatsApp Web.
Veja como instalar e utilizar o WhatsApp no celular:
- Procure pelo aplicativo no Google Play Store (no caso do celular ser Android) ou na Apple Play Store (para iphones)
- Realize o download
- Abra o aplicativo
- Aceite os termos do usuário
- Selecione o código referente ao seu país. No caso do Brasil è +55
- Digite o número do celular com o DDD correspondente ao seu Estado. No caso do Rio Grande do Sul, é 51
- Uma SMS será enviada para o telefone cadastrado. Quando recebê-la, anote o código recebido na mensagem
- Informe o código recebido na tela do aplicativo e confirme
- Para conversar com um contato, o número da pessoa precisa estar nos contatos salvos no celular e ela precisa ter o aplicativo instalado
2. Signal
Parecido com o WhatsApp e o Telegram, o Signal é uma boa solução para quem quer um aplicativo de troca de mensagens. Ele foi criado pela Signal Foundation, uma organização sem fins lucrativos fundada por Moxie Marlinspike e Brian Acton, cofundador do WhatsApp.
Um dos diferenciais da plataforma é que o envio das mensagens ocorre com remetente oculto, ou seja, apenas um dos participantes precisa divulgar seu número para o início da conversa. Ele também possui criptografia de ponta a ponta e não conta com anúncios e possibilidade de rastreamento. O sistema de segurança garante que seja impossível que outras pessoas consigam ler ou ouvir mensagens trocadas na plataforma.
Assim como outros aplicativos desse tipo, o usuário só pode falar na plataforma com contatos que tenha salvo na agenda do telefone e que também tenham o Signal instalado no aparelho.
Confira como instalar e utilizar o Signal no celular:
- Procure pelo aplicativo no Google Play Store (celulares Android) ou na Apple Play Store (sistema iOS)
- Inicie o download
- Depois do aplicativo instalado, clique nele para abri-lo
- Ao abrir o Signal, uma tela de apresentação será aberta com um link de acesso aos termos e política de privacidade do aplicativo. É recomendável a leitura de todo documento e, em seguida, caso concorde com as regras, clique em continuar
- Uma mensagem avisando que o aplicativo precisa acessar os contatos será exibida na tela. Para aceitar, clique em continuar e depois em permitir
- Outra mensagem será aberta perguntando se o aplicativo é autorizado a gerenciar e fazer chamadas telefônicas. Clique em permitir ou negar, de acordo com sua vontade.
- Em uma nova tela que será aberta, informe seu país e o número do celular, com o DDD referente ao Estado
- Uma SMS será enviada ao aparelho cadastrado. Anote o código recebido
- Preencha o código na tela do aplicativo e prossiga
- Na tela para criar o perfil, insira uma foto, preencha seu nome e sobrenome (opcional). Todos esses dados serão visíveis aos seus contatos. Ao terminar o preenchimento, clique em "avançar"
- Para manter as informações criptografas, será necessário criar um PIN. O recomendado é utilizar um alfanumérico (com letras e números). Ele funcionará como uma senha e precisará ser lembrado. Ao concluir, clique em "avançar"
- Confirme novamente o PIN e toque novamente em "avançar"
3. Discord
Popular principalmente entre os que gostam de games, o Discord é uma ferramenta que possibilita troca de mensagens, chamadas de áudio ou vídeo e compartilhamento de arquivos.
Quando o usuário entra no aplicativo, ele pode procurar por servidores, que são equivalentes a fóruns. No entanto, alguns são privados e só permitem ingresso após o convite do administrador. Dentro de cada servidor é possível criar diversos canais — funcionam como salas de conversa, que contam com subtemas. Eles são semelhantes aos grupos do WhatsApp.
Diferentemente do Telegram, Signal e do WhatsApp, em que o internauta precisa ter o número do celular do contato salvo no celular para adicioná-lo nos aplicativos, no Discord, para fazer amizade e conversar com alguém basta saber o nome de usuário da pessoa.
Saiba como instalar e utilizar o Discord no celular:
- Procure pelo aplicativo no Google Play Store (Android) ou na Apple Play Store (iphone). Também é possível instalá-lo direto no site oficial do Discord, o que é recomendado para quem deseja utilizá-lo no computador ou notebook
- Após a conclusão da instalação, abra o aplicativo
- Clique em "registre-se", que está escrito em azul, na parte inferior da tela para login
- Preencha os campos com e-mail, nome de usuário e senha para criar a conta
- Depois da conta criada, para iniciar a conversa com alguém procure pela opção "adicionar amigos". Para isso, clique no ícone do Discord no canto superior esquerdo, insira o nome e a ID de quem você deseja adicionar no campo indicado e clique em “adicionar amigos à MD”
- Também é possível criar um servidor. Para isso, clique no ícone com um sinal de "+" no fim da aba do canto esquerdo e insira as informações requisitadas, que incluem nome do grupo, região e foto. Com o servidor criado, acesse sua página inicial na aba do canto esquerdo e clique em “convidar pessoas” para gerar um link compartilhável que deve ser enviado aos amigos que deseja convidar
- Caso deseje entrar em um servidor existente, é preciso pedir o link de acesso e ter a entrada autorizada pelo administrador
4. Slack
O aplicativo Slack funciona como um mensageiro para empresas. Ele pode ser utilizado para facilitar a forma como as organizações se comunicam.
Entre as ferramentas do Slack, estão a possibilidade de fazer reuniões virtuais por áudio, vídeo e troca de mensagens e o compartilhamento de arquivos.
A plataforma pode ser instalada no computador ou notebook e também conta com uma versão para celulares.
Veja como instalar e utilizar o Slack no celular:
- Procure pelo aplicativo no Google Play Store (Android) ou na Apple Play Store (iPhone). Também é possível baixar a plataforma para o computador ou notebook no site oficial do Slack
- Inicie o download
- Abra o aplicativo
- Clique em "entrar". Escolhe se deseja seguir com uma conta vinculada ao Google ou pelo e-mail. Se optar pela segunda opção, será enviada uma mensagem para o e-mail informado
- Para criar uma sala, clique em "criar um workspace". Em seguida, informe seu nome ou da sua empresa e clique em "próximo". Com isso será gerado link. Vá em "compartilhar um link" e envie para seus contatos com quem deseja ter a reunião virtual. Preencha o campo sobre qual projeto a equipe está trabalhando e clique em "próximo". Por fim, clique em "ver seu canal no snack"
- Para conversar individualmente com alguém, vá em "search" e busque pelo nome da pessoa ou usuário