A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) anunciou nesta terça-feira (29) em seu site oficial e nas redes sociais que já escolheu a empresa de tecnologia que será a responsável por criar um projeto de construção de casas, estradas e plataformas de pouso na Lua e em Marte. A escolhida, Icon 3D Tech, terá um contrato de US$ 57,2 milhões (cerca de R$ 300 milhões), válido por cinco anos.
A iniciativa, chamada de Projeto Olimpo, tem como principal objetivo levar uma impressora 3D autônoma para o planeta vermelho e para o satélite natural. Com isso, serão impressas as infraestruturas das construções, com o uso dos recursos disponíveis nos locais.
No Twitter, a Nasa anunciou o acordo e detalhou o objetivo do projeto. "Nós premiamos a Icon 3D Tech com um contrato para continuar trabalhando em um sistema de construção que poderia ser usado na Lua em Marte! Essa tecnologia foi projetada para usar recursos locais para construir infraestrutura, como plataformas de pouso, habitats, estradas e muito mais", garantiu a Agência Espacial.
Parceria de longa data
Essa não é a primeira parceria entre as instituições. A Icon já produziu protótipos de bases extraterrestres para Nasa. E, antes do contrato firmado, a empresa estava imprimindo um habitat simulado em 3D, conhecido como Mars Dune Alpha, que poderá ser utilizado em missões simuladas em Marte, a partir de 2023.
O cofundador e CEO da Icon, Jason Ballard, definiu o projeto como "um grande progresso na criação de um futuro melhor para a humanidade" em um comunicado à imprensa.
Abrigos fora da Terra
Parte da tecnologia da Icon será utilizada para construir abrigos em Marte e na Lua. Na primeira etapa, será realizada uma série de testes para verificar se os materiais utilizados, como compostos metálicos e estruturas infláveis, conseguirão proteger os humanos da grande variação de temperatura, da radiação, da poeira cósmica e meteoritos.
De acordo com o CEO da empresa, Jason Ballard, a tecnologia que está sendo construída e desenvolvida pela Icon já poderá ser utilizada em 2026 nas missões rumo à Lua, principalmente para a montagem das casas no satélite natural.