A Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, lançou nesta semana, em formato de teste, uma guia exclusivo destinado às ligações na versão desktop da plataforma. Até o momento, a novidade só está disponível para usuários testadores nos Estados Unidos. Não há previsão de quando esse recurso chegará ao Brasil. Com informações do site WabetaInfo, especializado em informações sobre a rede social.
Na versão de teste, o guia de chamadas fica visível assim que o usuário abre o WhatsApp para desktop. Ela está na barra lateral do aplicativo, localizada à esquerda, e além de trazer a possibilidade de buscar o contato com o qual se deseja iniciar uma conversa telefônica, é possível consultar o histórico de chamadas por meio deste atalho.
Com essa nova guia, também é possível consultar informações sobre determinada chamada, como a duração da ligação, a data e o nome do contato com quem o usuário se comunicou.
Um problema dessa guia é a falta de sincronização entre a versão desktop e a mobile, ou seja, pode ser que o histórico de chamadas do usuário que foram realizadas pelo WhatsApp no computador não apareça no aplicativo para celular e vice-versa. Para resolver essa questão, uma nova atualização deverá ser lançada em breve.
Esse novo recurso promete facilitar a realização de ligações via computadores e notebooks, aproximando-as da qualidade e estabilidade daquelas realizadas pelo celular.
Segundo o site WabetaInfo, os testadores beta norte-americanos já podem fazer o download da versão de testes pela Microsoft Store e, nos próximos dias, mais usuários poderão ter acesso a essa atualização.
O desenho do telefone, que corresponde a guia de ligações, já está presente em imagens de divulgação da Microsoft Store que aparecem na página destinada ao download do WhatsApp. É possível perceber que o ícone das chamadas fica na posição intermediária, entre o símbolo das conversas, que fica acima dele, e o do status, que fica abaixo.