
Após grande repercussão negativa, o Twitter suspendeu a compra de contas verificadas no Twitter, mas prometeu voltar, na semana que vem, com a oferta, mediante ajustes. A informação foi divulgada pelo novo dono da plataforma no sábado (12), o empresário bilionário Elon Musk, em resposta a um usuário.
A venda de selos de verificação por US$ 8 (cerca de R$ 42 na cotação atual), iniciada em 5 de novembro e suspensa temporariamente após poucos dias, causou repercussão após usuários criarem centenas de contas falsas de celebridades e empresas, com divulgação de piadas ou desinformação. A compra do chamado “Twitter Blue” foi liberada em Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.
Algumas empresas viram tuítes de perfis fake derrubarem o valor ações no mercado ou causarem danos à imagem, como Nestlé e Tesla. Um perfil fake da farmacêutica Eli Lilly, com selo azul verificado após a compra por US$ 8, anunciou que venderia insulina gratuitamente - como resultado, as ações da companhia caíram 4%.
Anteriormente, até o início de novembro, o Twitter disponibilizava um selo de verificação azul apenas a celebridades, artistas, governantes e jornalistas. Era necessário preencher um formulário, analisado pela empresa, que emitia o selo gratuitamente. Repórteres e colunistas de GZH, por exemplo, detêm a autenticação.
A venda do selo azul foi implementada pelo empresário bilionário para aumentar a arrecadação da rede social, que enfrenta queda de verba de publicidade. Além de receber um selo de verificado, o usuário do Twitter Blue ganhou a possibilidade de ver menos anúncios, postar vídeos mais longos, editar tuítes, entre outras funções.
Para resolver a onda de desinformação gerada pela compra do selo, Musk anunciou que permitirá que, a partir da semana que vem, que empresas e instituições identifiquem a quais contas estão associadas - assim, poderão gerir sua presença no Twitter.
Musk também distribuiu a algumas contas um selo “Oficial”, cinza, abaixo do nome do usuário, para diferenciar de usuários do Twitter Blue. Horas depois, o empresário acabou com o rótulo cinza. Depois, voltou atrás e disse que o selo cinza seguirá para combater as contas falsas. Criadores de contas falsas serão banidos para sempre.

O vaivém é mais um exemplo de uma série de mudanças impostas por Musk, que comprou o Twitter por US$ 44 bilhões. Assim que efetuou a aquisição demitiu o conselho da companhia, tornou-se o único diretor e demitiu metade dos funcionários. Agora, tenta capitalizar a rede social.
GZH questionou a assessoria de imprensa do Twitter Brasil nesta segunda-feira (14) se há previsão de venda de selos de verificação no país, qual valor será cobrado e quais medidas serão tomadas pelo Twitter para evitar a proliferação de contas falsas e desinformação. A companhia não retornou até o fechamento deste texto.
Professor de Comunicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisador na área de desinformação, Marcelo Träsel cita que a venda de verificação de contas contribui para a circulação de conteúdo falso.
— No momento em que qualquer pessoa pode simplesmente pagar US$ 8 e ganhar um selo de verificado, o selo se torna inútil. O Twitter antes tinha vários critérios para conceder esse selo, fazia literalmente uma verificação da identidade da pessoa e concedia para um jornalista ou pessoas cuja opinião tinha impacto relevante no debate público. Isso não vale mais nada — diz.
Träsel aconselha usuários a desconfiarem de informações que causem choque e fortes emoções, uma das estratégias de pessoas que atuam profissionalmente com a divulgação de desinformação.
— Muita gente tem a crença no mercado das ideias: de que devemos deixar todos falarem o que bem entendem na esfera pública e que as melhores ideias vão prevalecer sobre as piores ideias. Mas o mercado das ideias sofre como qualquer outro mercado. Assim como regulamos o mercado financeiro, a indústria e a agropecuária, se deixarmos o debate público sem nenhum tipo de supervisão, teremos o que há no Twitter há um tempo: neonazistas falando absurdos. Quando uma informação causa emoção forte, parece ultrajante ou é fora do comum, é bom desconfiar. A desinformação vem empacotada num formato que nos causa emoção forte — diz.
Como identificar pessoa relevante
Contas verificadas por relevância da personalidade podem ser examinadas facilmente: clique no selo azul ao lado do nome do usuário. Neste caso, aparecerá a mensagem: “Esta conta é verificada, pois é uma pessoa notável no governo, nas notícias, no entretenimento ou em outra categoria designada”.
Como identificar pessoa que comprou o selo verificado
Clique no selo azul ao lado do nome do usuário. Se a pessoa pagou US$ 8, aparecerá a seguinte mensagem: “Esta conta foi verificada porque está inscrita no Twitter Blue”. Tome cuidado porque poderá ser um perfil falso.