Uma tempestade solar de potência moderada pode chegar à Terra nesta terça-feira (4), devido a uma explosão no Sol ocorrida entre sábado (1º) e domingo (2). Grande quantidade de radiação eletromagnética percorre o espaço em direção ao planeta Terra e já vem causando interferências nas rádios dos Estados Unidos. As informações são do portal Terra.
Segundo o Centro de Previsão do Tempo Espacial (SWPC) da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), um dos causadores de blecaute foi tão intenso que rádios de alta frequência teriam registrado apagões em uma extensa área de comunicação durante o domingo.
A interferência da radiação eletromagnética pode ter afetado também as equipes de resgate que trabalham no país após a passagem do furacão Ian, que devastou várias regiões norte-americanas, conforme disse a NOAA.
Ainda segundo o Centro de Previsão do Tempo Espacial, a tempestade geomagnética que pode ocorrer nesta terça é nível G2, considerado moderado.
Em entrevista à revista americana Newsweek, George Ho, físico espacial do Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins, da Agência Espacial Norte-americana (Nasa), explicou o reflexo da tempestade nas ondas de comunicação das rádios:
— Esses tipos de distúrbios afetam as comunidades de sistemas de satélite de aviação e navegação global no dominante civil. Além disso, os militares também dependem fortemente da comunicação de alta frequência.
As autoridades estão preocupadas devido ao impacto que as interferências causam para a aviação civil, que utiliza muito das comunicações via rádio, nos mais longos alcances. Este método é utilizado também para controlar o tráfego aéreo.
Na publicação da Dra. Tamitha Skov, física de clima espacial, é mostrado um modelo de previsão feito pela Nasa, que evidenciou os efeitos da explosão nas camadas superiores da atmosfera terrestre. O ocorrido parece ter influenciado nos sistemas dos GPS, os deixando indisponíveis. Um novo blecaute ocorreu horas depois por conta de uma nova explosão solar, que foi mais leve, mas o suficiente para causar mais interferências de rádio.
Novas explosões podem acontecer no Sol, segundo o Escritório de Meteorologia do Reino Unido, que aponta para uma enorme mancha emergente do disco solar.
O evento espacial será uma das maiores já vistas nos últimos anos e os especialistas já estão monitorando e buscando compreender o impacto disso nos sistemas da Terra.