A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) informou em suas redes sociais nesta sexta-feira (30) que fará uma nova tentativa de lançar seu megafoguete à Lua em novembro, mas não anunciou uma data precisa para a decolagem da espaçonave, que faz parte da missão Artemis 1.
Em publicação no Twitter, a agência espacial dos Estados Unidos anunciou que se prepara para a "decolagem do Artemis 1 no período de lançamento que começa em 12 de novembro e se encerra em 27 de novembro".
O foguete Space Launch System (SLS), o mais poderoso já construído pela Nasa e que será utilizado na missão à Lua, precisou ser abrigado em seu prédio de montagem, no Centro Espacial Kennedy, nos Estados Unidos, por causa do furacão Ian, que devastou parte da Flórida. Por conta da forte tempestade, o lançamento da espaçonave, que estava previsto para 27 de setembro, foi suspenso. De acordo com informações da agência espacial, o SLS não sofreu danos.
"As equipes da Nasa avaliaram os impactos do furacão Ian e determinaram que não houve danos ao hardware de voo do Artemis I", informou a agência em um tuíte.
Antes da nova tentativa, as equipes terão de realizar várias verificações e trocar ou carregar as baterias de alguns elementos. Até o momento, a Nasa já suspendeu duas tentativas de lançamento do foguete, uma no fim de agosto e a outra em setembro, devido a problemas técnicos.
Confira o anúncio:
O que é a missão Artemis?
A missão Artemis é um ambicioso projeto de exploração lunar da Nasa, em parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA).
O projeto foi planejado para ocorrer em três etapas:
- Artemis 1: a primeira fase da missão consiste no lançamento do foguete SLS, que transportará a cápsula Orion e partirá em direção à Lua, sem a presença de tripulantes. O objetivo dessa etapa é testar o escudo térmico da cápsula da espaçonave. Em seguida, o veículo espacial será enviado de volta à Terra a uma velocidade altíssima de 40 mil quilômetros por hora e a uma temperatura equivalente a metade da superfície solar. Até o momento, duas tentativas de lançamento da Artemis 1 falharam devido a problemas técnicos. Além disso, por causa do furacão Ian, que devastou a Flórida, a nova data prevista, que era 27 de setembro, precisou ser adiada. A nova janela informada é de 12 a 27 de novembro.
- Artemis 2: a segunda etapa está prevista para maio de 2024. Nessa fase, uma tripulação altamente qualificada será enviada ao espaço para a realização de testes no sistema de lançamento, acoplagem, sobrevivência e transporte de carga do foguete. Nesse momento, os astronautas não pisarão em solo lunar.
- Artemis 3: a última fase da missão está prevista para o segundo semestre de 2024. O objetivo dessa etapa é levar a primeira mulher e pessoa negra à Lua, além de outros astronautas.
A Nasa revelou em 18 de agosto que disponibilizará uma ferramenta online que permitirá acompanhar o lançamento do SLS em tempo real. A tecnologia, chamada Artemis Real-time Orbit Website (Arow), será a responsável por fornecer informações como posição, temperatura e velocidade do foguete e a distância entre o veículo espacial, a Terra e a Lua. Além disso, serão disponibilizados dados sobre a duração da missão.
Com o Arow, será possível acompanhar minuto a minuto o andamento da Artemis 1. A missão também contará com transmissão no canal do Youtube da Nasa TV.