A partir desta quinta-feira (6), todas as capitais do Brasil deverão ter 5G em funcionamento. Com o aval dado nesta terça-feira (4) pelo grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza de faixas para o funcionamento da tecnologia, cinco municípios - Belém, no Pará; Macapá, no Amapá; Manaus, no Amazonas; Porto Velho, Rondônia; e Rio Branco, no Acre - passam a ter a nova tecnologia liberada, completando o ciclo de início da operação do 5G no país.
Em Porto Alegre o sinal está em funcionamento desde 29 de julho e é oferecido em pelo menos 40 bairros da cidade.
O presidente do grupo de trabalho e conselheiro da Anatel, Moisés Moreira, destacou que, pelas regras estabelecidas pela agência, as operadoras têm obrigação de ligar o sinal até 28 de novembro nessas cidades, apesar de já poderem fazer a ativação no próximo dia 6.
Segundo a Anatel, em Belém, as três operadoras que ofertarão o 5G nessa fase (Vivo, Claro e Tim) precisarão ativar no mínimo 57 antenas. Em Macapá, o piso é de 18; em Manaus, 84; em Porto Velho, 21; e em Rio Branco, o patamar mínimo é de 15 antenas.
O edital do leilão que contratou o funcionamento da tecnologia previa que as capitais seriam os primeiros municípios a receber o sinal. Inicialmente, todas essas cidades teriam o 5G ativado até 31 de julho. A escassez de equipamentos que evitam interferências nas telecomunicações, no entanto, resultou num prazo adicional de 60 dias. Em agosto, o período foi mais uma vez estendido, com prazo final para ativação da tecnologia no fim de novembro.