A sonda InSight, da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), identificou ondas sísmicas que possibilitam ouvir o som de quatro meteoróides — pedaços de rochas espaciais — que caíram em Marte entre 2020 e 2021. É a primeira vez na história da tecnologia em que se ouve barulhos acústicos no planeta vermelho.
Segundo um artigo publicado na Nature Geoscience, os impactos variaram entre 85 e 290 quilômetros da localização da sonda que estuda Marte desde 2018. Se trata da Elysium Planitia, segunda região mais extensa do planeta.
Dentre as quatro meteoróides que caíram em Marte, um deles explodiu em três pedaços, que caíram sobre o solo do planeta. Após o ocorrido, outra sonda da Nasa, o Mars Reconnaissance Orbiter, sobrevoou o local do impacto e usou sua câmera, sem cores para registrar o local.
— Depois de três anos de InSight esperando para detectar um impacto, vimos essas crateras lindas — disse Ingrid Daubar, da Brown University, nos Estados Unidos, coautora do artigo e especialista em impactos em Marte.
No reconhecimento da sonda, foram confirmados outros três impactos: em maio de 2020, fevereiro e agosto de 2021.
Fornecido pela agência espacial francesa (Centre National d'Études Spatiales), o sismômetro da InSight é capaz de capturar ondas sísmicas a milhares de quilômetros de distância.
A equipe da InSight suspeita que outros impactos podem ter passado despercebidos por conta dos ruídos dos ventos no local, ou por mudanças sazonais na atmosfera de Marte. Com a descoberta, os cientistas aumentaram suas expectativas em relação as possíveis descobertas que podem ocorrer nos próximos anos no planeta.