A segunda tentativa de lançamento da Artemis 1, a primeira parte da missão da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), que pretende levar o homem novamente à Lua nos próximos anos, está marcada para este sábado (3), às 15h17min (no horário de Brasília). O Sistema de Lançamento Espacial (SLS), com a aeronave Orion, sairá do Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, na Flórida.
Na primeira tentativa, que ocorreu na segunda-feira (29), foi preciso cancelar o lançamento em função do erro no teste para que um dos quatro motores RS-25 do foguete alcançasse a temperatura adequada para a decolagem.
Quem estiver em qualquer outra parte do mundo, que não o centro espacial, também vai poder acompanhar tudo em tempo real. A Nasa vai transmitir o lançamento, ao vivo, pelo YouTube — GZH também fará transmissão ao vivo com as imagens da agência. Pelo Twitter, também haverá publicação de atualizações em perfis como @NASA, @NASA_Orion e @NASA_Artemis.
Além disso, a agência disponibilizará uma ferramenta online para quem quiser acompanhar em tempo real a missão. A Artemis Real-time Orbit Website (Arow) irá fornecer informações sobre a posição e status da espaçonave Orion, bem como mostrará a distância entre a espaçonave, a Terra e a Lua e a duração da missão.
Os dados deverão estar disponíveis cerca de um minuto após a decolagem, com atualizações constantes. As informações serão publicadas na conta oficial da Orion no Twitter, @NASA_Orion.
Pela internet, será possível ver onde a Orion está em relação à Terra e à Lua e seguir o caminho da espaçonave durante a missão. Dados de como a espaçonave se move, velocidade, temperatura e distância percorrida, entre outros, serão disponibilizados. Também será possível fazer download de informações mais técnicas de localização, para que desenvolvedores ou criadores possam fazer sua própria versão de plataforma para acompanhar a jornada.