A Agência Especial Norte-Americana (Nasa) realizou uma transmissão ao vivo nesta quarta-feira (3) para detalhar os planos do primeiro voo da missão não tripulada que irá lançar o Artemis 1 em 29 de agosto à Lua. O briefing foi divulgado no site e redes sociais da Nasa.
Foi apresentado pela companhia espacial uma visão geral da missão prevista para o final deste mês. A Artemis 1 será uma missão de teste para que, posteriormente, a primeira mulher negra pise na lua "abrindo caminho para uma presença lunar de longo prazo e servindo como um trampolim para enviar astronautas a Marte", segundo declaração de representantes da Nasa.
Esse primeiro voo se trata do lançamento do foguete Space Launch System (SLS), que enviará a espaçonave Orion para orbitar ao redor da Lua. A exploração do solo lunar vai durar cerca de seis semanas e servirá como um período de testagens para a segunda fase da missão, a Artemis 2, prevista para ser lançar em maio de 2024.
No segundo semestre do mesmo ano de lançamento da segunda etapa da missão, a Artemis 3 deve ser enviada à Lua, desta vez, com a tripulação de astronautas da Nasa.
Segundo Briefing
A próxima transmissão da Nasa para revelar detalhes da missão lunar está marcada para sexta-feira (5), às 12h30min (horário de Brasília).
Os participantes do segundo briefing são: Debbie Korth, vice-gerente do programa Orion; Judd Frieling, diretor de voo de subida/entrada da Artemis 1; Melissa Jones, diretora de recuperação da Artemis 1; Philippe Deloo, gerente do programa Orion European Service Module, da Agência Espacial Europeia; Reid Wiseman astronauta-chefe da Nasa; e Rick LaBrode, diretor de voo da Artemis 1.