A Apple está entre as fabricantes que oferecem smartphones compatíveis com o 5G, rede que foi liberada em Porto Alegre nesta sexta-feira (29). A empresa dos Estados Unidos oferece a conexão nos aparelhos desde 2020, quando lançou o iPhone 12. Assim, quem adquiriu qualquer dos aparelhos mais recentes da fabricante terá a possibilidade de se conectar ao sinal.
No momento, são nove telefones da marca prontos para receber a internet de quinta geração, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Além de ter um desses modelos, para se conectar à rede, o cliente deve ter um plano ativo de uma operadora que forneça a conexão e estar em um ponto onde o sinal tenha sido liberado. Na Capital, pelo menos 40 bairros receberam antenas do 5G até o momento.
Confira os celulares da Apple disponíveis no mercado brasileiro e que têm 5G:
iPhone 13
iPhone 13 Mini
iPhone 13 Pro
iPhone 13 Pro Max
iPhone 12
iPhone 12 Mini
iPhone 12 Pro
iPhone 12 Pro Max
iPhone SE 2022
Como saber se o IPhone tem 5G
Quando o usuário de IPhone estiver em uma área com cobertura 5G, com plano ativo, será exibido um ícone da rede na barra de status. Isso significa que o dispositivo está conectado à rede. Caso esteja em um ponto com cobertura do 5G, mas o ícone não apareça na tela, é preciso ativar a opção.
De acordo com o site da fabricante, para isso, deve ser feito o seguinte caminho no aparelho: Ajustes > Celular > Opções de Dados Celulares. Se for exibida uma tela com a indicação de que a rede 5G está ativa, a rede estará, por consequência, pronta para utilização.
Haverá, também, três opções à escolha do usuário se ele acessar o menu "Voz e Dados": 5G Automático (que alterna com a 4G para economizar bateria), 5G Ativado (capta o 5G o tempo todo) e LTE (que é o 4G).
Se a tela com a informação do 5G não for exibida, de acordo com a Apple, o proprietário do telefone deve entra em contato com a operadora para confirmar se o plano é compatível com a rede.