Algumas das primeiras imagens já captadas pelo James Webb - um Telescópio Espacial - e processadas pela equipe de cientistas, segundo a Nasa, emocionaram os cientistas. As fotos devem se tornar públicas em 12 de julho.
O telescópio espacial está em órbita a cerca de seis meses e promete mostrar mais sobre o universo:
— Já existe alguma ciência incrível na lata, e outros estão para ser levados à medida que avançamos. Estamos no meio de obter os dados de criação de história do universo — relatou Thomas Zurbuchen, que lidera os programas científicos da Agência Espacial Norte- Americana (Nasa), durante uma coletiva de imprensa na quarta-feira (29).
A vice-administradora da Nasa, Pam Melroy, revelou ter se impressionado com o que viu até agora:
— Me comoveu, como cientista, como engenheira e como ser humano.
Zurbuchen também se mostrou emocionado, segundo o site Ars Technica. O especialista afirmou que quase chorou ao ver as primeiras imagens tiradas pelo enorme telescópio.
— É realmente difícil não olhar para o universo sob uma nova luz e não ter um momento que seja profundamente pessoal. É um momento de emoção em que você vê a natureza de repente liberando alguns de seus segredos — disse o líder de programas científicos da Nasa.
O plano é exibir as imagens capturadas pelo James Webb às 11h30min do dia 12, que cai em uma terça-feira. As plataformas digitais da Nasa vão transmitir um vídeo ao vivo, voltado para compartilhar o conteúdo inédito.
O administrador da Nasa, Bill Nelson, confirmou que veremos algo que "a humanidade jamais olhou antes, e estamos apenas começando a entender o que Webb pode e vai fazer". Além disso, o especialista ressalta que esta é "a imagem mais profunda já feita do universo".