A Blue Origin, empresa de turismo espacial de Jeff Bezos, realizou neste sábado (4) o lançamento do voo NS-21. O foguete contou com seis pessoas na tripulação, incluindo o brasileiro Victor Correa Hespanha, e foi lançado às 10h26min (horário de Brasília), com o pouso de retorno à Terra ocorrendo por volta às 10h35min.
— Foi muito emocionante, indescritível, surreal — descreveu Victor em um vídeo postado no seu perfil pessoal do Instagram já após o seu retorno. Ele também disse que irá compartilhar com o público mais detalhes e informações sobre a experiência nos próximos dias.
O voo estava inicialmente previsto para ocorrer em 20 de maio, mas no dia 18 de maio a empresa anunciou que precisaria ser adiado, pois durante as verificações finais do foguete foram detectados problemas técnicos. Esta missão foi o quinto voo humano do programa New Shepard, e o 21º em sua história.
Quem é o segundo brasileiro a ir ao espaço
Victor Correa Hespanha é engenheiro de produção, tem 28 anos e é natural de Minas Gerais. O jovem se tornou neste sábado (4) o segundo brasileiro a viajar ao espaço, depois do então astronauta Marcos Pontes, em 2006, e o primeiro a fazer turismo espacial.
Hespanha garantiu sua vaga ao adquirir um NFT (token não fungível) pela primeira vez, usando criptomoedas — um investimento de R$ 4 mil — pela Crypto Space Agency (CSA), uma entidade que tem como objetivo aliar a tecnologia da indústria espacial ao poder financeiro dos mercados de criptomoedas.
Em 25 de abril, a CSA colocou 5.555 NFTs à disposição do público, sendo que um dos donos teria a chance de viajar ao espaço. No dia 30 de abril, foi feito o sorteio, e Hespanha foi contemplado.
"Eu comprei (o NFT) pensando na valorização potencial. Eu nunca imaginei que o meu seria sorteado", disse Hespanha, citado no comunicado.
Conheça a tripulação
Além do brasileiro, a tripulação incluiu a engenheira elétrica e ex-chefe de testes da Nasa Katya Echazarreta, natural de Guadalajara, no México. Ela se tornou a primeira mulher mexicana a ir ao espaço.
Também participaram da viagem o investidor e astronauta NS-19 Evan Dick, o piloto de jato executivo e presidente da Action Aviation, Hamish Harding, o cofundador da Dream Variation Ventures, Jaison Robinson, e o cofundador da empresa Insight Equity, Victor Vescovo.