A Uber anunciou, nesta segunda-feira (23), um novo recurso para segurança dos motoristas da plataforma. Os passageiros que optarem por pagar a corrida em dinheiro precisarão tirar uma selfie antes de solicitar o carro. Batizado de U-Selfie, o novo recurso ainda é piloto e será solicitado a usuários que não cadastraram nenhuma forma de pagamento digital (cartão de crédito ou débito).
De acordo com a Uber, a novidade vem ao encontro de outras ferramentas já existentes no aplicativo para identificação do usuário, como a checagem do CPF na base de dados da Serasa Experian e a verificação de documentos, que solicita a alguns passageiros que tirem uma foto do documento de identidade (RG ou CNH).
O U-Selfie vai registrar a foto de quem fez a solicitação, mas a imagem não será compartilhada com o motorista que aceitar a corrida, nem passará por verificação biométrica, apenas ficará armazenada nos servidores da plataforma, para o caso de necessidade de consulta posterior por autoridades, conforme previsto em lei.
— A Uber entende que a tecnologia é um recurso poderoso para trazer mais segurança a todos que usam o nosso aplicativo. A selfie vem como uma camada adicional à verificação de CPF dos usuários, que já realizamos há muitos anos, e para complementar a checagem de documentos. Tudo para dar mais tranquilidade para quem realiza viagens utilizando o nosso app — afirma Araceli Almeida, gerente de Operações para Segurança da plataforma, acrescentando que o recurso é mais um importante passo para aprimorar a segurança em todas as viagens.