O maior asteroide a passar "perto" da Terra (em termos astronômicos) neste ano atingirá sua aproximação máxima do nosso planeta em 27 de maio. O objeto espacial passará a uma distância segura de 4 milhões de quilômetros.
O Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS) da Nasa, aponta que o chamado 7335 (1989 JA) tem quatro vezes o tamanho do Empire State Building, edifício de Nova York, nos Estados Unidos, famoso pelo seus 102 andares.
O asteroide possui um diâmetro estimado em 1,8 quilômetro. Mesmo considerado "potencialmente perigoso", por conta da sua relativa aproximação da Terra, a distância que ele passará do planeta é 10 vezes maior do que longitude daqui até a Lua — cerca de 4 milhões de quilômetros.
Embora a distância pareça ser grande, a Nasa classifica qualquer objeto espacial que chegue a 193 milhões de quilômetros da Terra como um "objeto próximo à Terra" e qualquer objeto em movimento rápido dentro de 7,5 milhões de quilômetros como "potencialmente perigoso".
Os pesquisadores do CNEOS calculam que o objeto espacial está viajando a uma velocidade de 76 mil km/h. Caso estivesse em rota de colisão com a Terra, causaria danos severos ao planeta, mas isso está longe de acontecer.
Depois dessa passagem, ele só retornará aos arredores (distantes) da Terra em junho de 2055, só que mais distante ainda: 70 vezes a distância entre nosso planeta e a Lua, ainda mais longe do que a "visita" deste ano.
O 7335 (1989 JA) entrou na classe de asteroides chamada Apollo — se refere aos objetos rochosos espaciais que orbitam o Sol enquanto cruzem periodicamente a órbita da Terra — conforme a Live Science. Existem cerca de 15 mil asteroides nessa lista.