Três empresários e um ex-astronauta da Nasa pousaram nesta segunda-feira (25) nas águas da Flórida, nos Estados Unidos, a bordo de uma nave da SpaceX, depois de 15 dias na Estação Espacial Internacional (ISS) como parte de uma missão privada.
A nave resistiu à descida vertiginosa à Terra graças ao seu escudo térmico e enormes paraquedas que retardaram a descida. Uma embarcação da SpaceX irá buscá-los no Oceano Atlântico, perto de Jacksonville.
Esta missão, denominada Ax-1, foi organizada pela empresa americana Axiom Space e foi a primeira missão totalmente privada a ir à ISS.
Dos quatro, um já foi astronauta da Nasa: Michael López-Alegría, comandante da tripulação e também vice-presidente da Axiom Space. Os outros são clientes pagantes. O magnata imobiliárioLarry Connor foi o piloto. Como especialistas da missão, o empresário de música e sustentabilidade Mark Pathy e o investidor e ex-piloto da Força Aérea de Israel Eytan Stibbe.
Os quatro membros da tripulação decolaram em 8 de abril da Flórida. Eles chegaram à ISS no dia seguinte e deveriam passar apenas oito dias lá.
No entanto, sua partida foi adiada várias vezes na semana passada devido às más condições meteorológicas. Acabaram passando 15 dias na ISS e 17 no total em órbita.
— Obrigado de novo por todo o apoio durante esta aventura, que durou mais e foi ainda mais emocionante que o esperado — disse Michael López-Alegría, comandante da missão, quando partiu.