Nos últimos dois anos, um dos setores que mais entrou em evidência foi o das telecomunicações que, impulsionado pela pandemia, desenvolveu novas tecnologias, encurtou distâncias e antecipou um cenário cada vez mais próximo do futuro tecnológico e conectado que imaginamos.
Avanço da inteligência artificial, metaverso e 5G são alguns dos assuntos que vieram à tona de lá para cá e que, nesta semana, estão presentes no Mobile World Congress (MWC) 2022, um dos maiores eventos globais na área de tecnologia. O evento começou na segunda (28) e segue até quinta-feira (3), em Barcelona, na Espanha, com a participação de gigantes da área, como Samsung, Google, Poco (subsidiária da Xiaomi), Amazon Web Services, HP, Huwaei, entre outros. São 1,5 mil expositores do setor de comunicações móveis, além de participantes de 150 países.
Essa edição marca a retomada do evento desde que a pandemia começou. Em 2020, a edição foi cancelada com o início da propagação do coronavírus. Em 2021, o evento aconteceu em um formato híbrido e de menor porte, uma vez que cidadãos de diversos países, inclusive o Brasil, ainda estavam impedidos de entrar na Espanha devido à pandemia.
Para estar atento
O grande protagonista da feira é o 5G, que está elencado como um dos temas que nortearão a edição de 2022. De acordo com o MWC, até 2025, as redes 5G cobrirão um terço da população mundial, e setores de saúde, automotivo, aviação e manufatura buscam soluções móveis nesta tecnologia. Durante o evento, debates e exposições vão explorar o uso do 5G para indústria, sustentabilidade, e até mesmo a transição do 5G para o 6G.
Com o investimento global definido para chegar a 170 bilhões de libras até 2025, a Inteligência Artificial (IA) também irá pautar o MWC 2022, definida pelo evento como um dos principais impulsionadores de uma quarta revolução industrial. Na segunda-feira (28), inclusive, a Oral-B anunciou uma escova de dentes que funciona com auxílio da IA, oferecendo uma escovação personalizada para cada pessoa, com tempo de escovação indicado, áreas de escovação sinalizadas e até mesmo feedback personalizado após cada uso.
Outro ponto que deve marcar essa edição é a escassez de chips, os semicondutores, no mercado, que teve início com a pandemia e se concretizou como um grande problema para a indústria tecnológica, pois vem postergando o lançamento de novos produtos. Com o conflito entre Rússia e Ucrânia, a crise pode se agravar ainda mais.
Lançamentos
É justamente na MWC que grandes marcas aproveitam para antecipar suas novidades que em breve devem chegar ao mercado. Foi o caso da Samsung, que na segunda-feira (28), oficializou os novos Galaxy Book 2 e Galaxy Book 2 360, que têm o início de venda no Brasil marcado para abril. Os aparelhos têm tecnologia 5G, bateria de até 21 horas, Windows 11, novos processadores Intel Alder Lake-U de 12ª geração, maior conectividade com outros aparelhos da marca, entre outras novidades.
Da mesma forma, no evento, a Huawei Consumer Business Group anunciou o lançamento de sete novos produtos, incluindo um novo laptop 2 em 1, seu primeiro tablet E-Ink, um novo tablet HarmonyOS, a primeira impressora da empresa e um novo alto-falante portátil. Os lançamentos fazem parte de um plano que a marca anunciou para criar escritórios inteligentes ao redor do mundo.
Entre as novidades, também estão os lançamentos da Honor, que além de apresentar os smartphones Magic 4 e Magic 4 Pro, lançou o relógio inteligente Watch GS 3, que chama a atenção pelos recursos voltados à saúde, com sensores capazes de medir com precisão os batimentos cardíacos, níveis de oxigenação no sangue, além acompanhar a qualidade do sono, e fones de ouvido Earbuds 3 Pro, que possuem cancelamento de ruído e um termômetro interno para medir a temperatura corporal.