
A agência espacial americana Nasa divulgou nesta sexta-feira (11) a primeira imagem de uma estrela capturada pelo telescópio espacial James Webb. O mosaico fotográfico mostra HD 84406, estrela da constelação Ursa Maior.
A imagem foi feita durante o processo de alinhamento do espelho primário do observatório, que utiliza um instrumento chamado Near Infrared Camera (NIRCam). No processo, o telescópio ajusta seus instrumentos, para poder fornecer imagens do espaço nunca antes vistas. A expectativa é que isso ocorra nos próximos meses.
Segundo o site G1, a estrela foi escolhida por ser facilmente identificável e não estar próxima de outros astros brilhantes, o que prejudicaria a construção da imagem. Ao longo do próximo mês, a equipe ajustará os segmentos do espelho até que as 18 imagens do mosaico se tornem uma única estrela.
— Toda a equipe do Webb está em êxtase com o quão bem os primeiros passos de obtenção de imagens e alinhamento do telescópio estão ocorrendo — ressaltou Marcia Rieke, pesquisadora principal do NIRCam e professora de Astronomia da Universidade do Arizona.
O telescópio James Webb é cem vezes mais potente do que seu antecessor, Hubble, e cientistas afirmam que o novo equipamento, lançado ao espaço em 25 de dezembro, ajudará a compreender as origens do universo.