Vários objetos ligados a Steve Jobs, falecido em outubro de 2011, serão leiloados virtualmente pela casa RR Auction, nos Estados Unidos. Entre os itens estão um cheque da Apple Computers que foi assinado pelo empresário e pelo também co-fundador da Apple, Steve Wozniak, uma carta de emprego da Next (outra empresa criada por Jobs), um bilhete escrito pelo empresário para uma criança de seis anos e uma mensagem em um anuário do Ensino Médio, de 1971. Os lances serão válidos até 17 de março.
O leilão, que recebeu o nome de The Steve Jobs Revolutions: Engelbart, Atari and Apple (As Revoluções de Steve Jobs: Engelbart, Atari e Apple, em tradução livre), pretende homenagear e contar a história de ascensão de Steve Jobs e da Apple, empresa que ele ajudou a fundar em 1° de abril de 1976. Além disso, objetos que simbolizam a evolução dos computadores e o desenvolvimento das tecnologias digitais também estarão presentes. Entre eles, os primeiros mouses desenvolvidos pelo inventor Doug Engelbart, protótipos do primeiro videojogo lucrativo (Pong), da coleção do criador Allan Alcorn, e um iPod de primeira geração lacrado.
Doug Engelbart mostrou pela primeira vez o mouse em 1968. No leilão, o lote 8001 será um esqueleto de um mouse feito pelo inventor. Engelbart morreu em 2020, com patente da invenção devidamente assinada.
Segundo a casa de leilão, os objetos assinados por Jobs devem receber os maiores lances. Um dos itens que mais chama a atenção é um bilhete que o funcionário escreveu para que uma criança de seis anos continuasse estudando e se dedicando a aprender sobre informática. "Continue aprendendo sobre computadores”, diz a mensagem.
Mente brilhante
Steve Jobs nasceu em 24 de fevereiro de 1955, em São Francisco, nos Estados Unidos. Ele era filho dos sírios Abdulfattah Jandali e Joanne Schieble, mas acabou sendo adotado pelo casal Carla e Paul Jobs.
O pai adotivo de Steve era mecânico e membro da Guarda Costeira e a mãe, contadora. A família morava em Mountain View, na Califórnia, área que mais tarde ficaria conhecida como Vale do Silício. Desde pequeno, Jobs via Paul montar e desmontar aparelhos eletrônicos na garagem e isso acabou despertando interesse e curiosidade nele.
Entre 1968 e 1972, Jobs cursou a Homestead High School. Nessa época, conheceu Steve Wozniak, que estudava na Universidade da Califórnia e era especialista em fazer programas e circuitos integrados.
Depois de concluir o Ensino Médio, Jobs matriculou-se na Reed College, onde deveria estudar Literatura, dança e caligrafia. Após seis meses, ele abandonou o curso, mas continuou a frequentar a faculdade como ouvinte das aulas de caligrafia.
Em 1974, Jobs trabalhou como designer de videogames na Atari, empresa de produtos eletrônicos. Depois de alguns meses, parou de trabalhar no local e decidiu viajar para a Índia para meditar e refletir.
Foi em 1976 que Steve e Wozniak começaram a colocar em prática os ensinamentos sobre eletrônica e, a partir daí, nasceria a marca Apple. Os dois instalaram uma fábrica de computadores na garagem da família de Jobs. Neste mesmo ano, lançaram o Apple I, considerado como o primeiro computador pessoal que era vendido montado. A máquina era constituída por uma placa-mãe coberta com alguns chips e instalada em uma caixa de madeira. Eles tentaram vender a invenção para a HP e Atari, mas elas não quiseram por considerar que a tecnologia não teria futuro.
Um ano depois, lançaram o computador Apple II. A nova máquina já era mais complexa, sendo constituída por um mouse e um disco rígido interno. Aos poucos, as invenções de Jobs e Wozniak começaram a se tornar menores e mais baratas. Com isso, iniciava o crescimento da empresa Apple.
Depois de deixar a Apple, Steve criou a Next, uma empresa para desenvolvimento de softwares. Depois de dez anos, ela foi comprada pela Apple. Em 1997 Jobs retornou como CEO da sua antiga empresa e iniciou o processo de revitalização da instituição. Com uma nova equipe administrativa, lançaram, em 2001, produtos revolucionários como o iPod.
Vida pessoal
Jobs e Laurene Powell se casaram em 18 de março de 1991. Da relação nasceram os três filhos, Eve, Brin Siena e Reed. Depois de se separar da esposa, conheceu Chrisann Brennan. Deste relacionamento, nasceu Lisa Brennan.
Em 2003, Jobs foi diagnosticado com um câncer raro. Apesar da doença ter sido identificada no início, o empresário se negou a fazer cirurgia e optou por tratamentos alternativos. Depois de nove meses, aceitou passar pelo procedimento cirúrgico para retirada de um tumor no pâncreas.
Apesar de ter retirado o tumor, a saúde do já bilionário continuava fragilizada. Com isso, ele nomeou, em 2009, Tim Cook para diretor de operações da Apple. Dois anos depois, Jobs entrou de licença médica e anunciou sua saída temporária da empresa. Em agosto do mesmo ano, ele renunciou ao cargo de CEO. No dia 5 outubro de 2011 acabou falecendo em decorrência de complicações ocasionadas pelo câncer.
Mesmo após o falecimento de Jobs, a Apple continua sendo considerada uma empresa de referência. Ela é localizada em Cupertino, uma das cidades que formam o Vale do Silício na Califórnia, nos Estados Unidos.