Este domingo (27) marcará o início de uma sequência de eventos astronômicos que se estenderão até junho, no solstício de inverno, enriquecendo o brilho dos céus das madrugadas. Isso porque, de acordo com a Rede Omega Centauri, todos os cinco planetas do Sistema Solar facilmente visíveis a olho nu e mais a Lua estarão reunidos e poderão ser vistos simultaneamente.
Entre domingo (27) e quarta-feira (2), será possível enxergar Vênus, Mercúrio, Marte e Saturno. Somente Júpiter estará ausente nesta etapa inaugural, que irá aparecer nos próximos meses.
— Tecnicamente, esses eventos seriam conjunções desses planetas com a lua. Isso é o inicio de uma sequencia mais ampla que vai continuar acontecendo até junho — explica Luiz Augusto da Silva, professor, físico e astrônomo.
Conforme a escala empregada pelos astrônomos, quanto mais negativa a magnitude, maior o brilho de um corpo celeste. Assim, de acordo com o astrônomo, o mais brilhante é Vênus, com magnitude -4.6, seguido por Mercúrio, o planeta mais próximo ao Sol (com magnitude -0.1), Marte e Saturno (+1.3 e +0.8, respectivamente).
Segundo o professor Luiz Augusto, o fenômeno não é raro, mas neste caso há um detalhe que chama a atenção:
— Todos os meses, a Lua faz conjunções com os planetas. O que chama a atenção nesse caso é que teremos quatro conjunções e veremos todas no céu. Além disso, veremos Mercúrio, que não encontramos com muita facilidade, pois ele se movimenta de forma rápida e não se afasta do Sol, mas agora terá uma aparição favorável.
Dia a dia
O Núcleo de Astromídia da Rede Omega Centauri produziu quatro simulações ilustrando a configuração dos planetas e da Lua no período, para Porto Alegre e Região Metropolitana e Litoral, sempre no horário das 5h30min, olhando para o Leste (onde nasce o sol).
No domingo (27), a lua minguante, 15% iluminada, estará próxima de Vênus e Marte, distando 8.5 graus do primeiro, e 3.3 graus do segundo, cerca de 30 graus acima da linha do horizonte.
Na segunda-feira (28), apenas 8% iluminada, a lua vai brilhar abaixo de Vênus e de Marte e acima de Mercúrio e Saturno, a 7.3 graus de distância do primeiro, e 10.2 graus do segundo. A separação angular entre Mercúrio e Saturno neste dia será de exatos 3 graus, mas ela vai encolher dramaticamente nas próximas duas madrugadas. Na terça-feira (1º), a Lua estará abaixo dos quatro planetas.
Já na quarta-feira (2), acontece a conjunção (menor distância aparente) entre Mercúrio e Saturno, que será de 0.7 graus, às 13h. Às 5h30min, eles já poderão ser vistos a 0.8 graus um do outro.
Como acompanhar?
Os planetas serão visíveis a olho nu e não há necessidade de usar equipamentos como telescópios para acompanhar o evento. Escolher um lugar em que não existam barreiras visuais na direção Leste, como prédios ou morros, e evitar locais com muita poluição luminosa podem ajudar para uma melhor visibilidade.
Quem aproveitar o Carnaval para ir à praia, poderá acompanhar o evento na beira do mar, no horizonte marítimo sem barreiras.
De acordo com Carine Gama, meteorologista da Climatempo, o melhor momento para visualizar o fenômeno na Capital e na Região Metropolitana será na madrugada de domingo (27), em que há previsão de tempo aberto, sem nebulosidade no céu. Da mesma forma, na segunda (28), não há previsão de chuva entre 3h e 6h da manhã.
Na terça-feira (1º), porém, há um aumento de nuvens no céu e risco de pancadas de chuva, o que pode dificultar a visão das estrelas no céu. Por fim, na madrugada de quarta-feira (2), há maior variação de nebulosidade, o que também pode interferir para acompanhar o evento.