A qualidade dos vídeos é um dos itens a serem considerados na compra de smartphones. Seja registrando momentos prosaicos do dia a dia ou conteúdos mais elaborados para setores distintos, como entretenimento, os telefones móveis tornaram acessível a produção audiovisual. E as empresas fabricantes investem em aparelhos cada vez mais qualificados — alguns são capazes de filmar em 4k.
Para além das especificações técnicas, o ideal é que o usuário tenha algum conhecimento do que está fazendo para que o resultado final seja bom.
— Considerar um ambiente iluminado naturalmente é sempre indicado. Dá um aspecto profissional. Limpar a lente da câmera também ajuda, bem como atentar ao ambiente, ao entorno do objeto principal, ver se há elementos poluindo a cena. Tem ainda o som: (o ideal é) usar um microfone de lapela, e não gravar em banheiro ou ambientes parecidos, pois dá eco — analisa a especialista Karen Sica, professora e consultora de marketing digital.
Para o enquadramento, a professora sugere a regra dos terços (técnica de composição de imagem em que se divide o quadro em três, com duas linhas imaginárias verticais e outras duas horizontais, e coloca-se o objeto principal nos pontos de intersecções dessas paralelas).
— Se for filmar em movimento, lembre-se de segurar com as duas mãos para tentar dar mais estabilidade — complementa Karen.
Veja 10 dicas para que seu vídeo seja feito com qualidade*
- Busque ambiente com boa iluminação natural. Caso não seja possível, use alguma forma de iluminação artificial. Lâmpada de led pode ser uma alternativa.
- Parece óbvio, mas é fácil de cair no esquecimento: limpe as lentes da câmera antes de filmar.
- O foco deve estar no protagonista/apresentador ou em algum objeto principal. Não significa deixar a pessoa/objeto no meio da tela, mas fazer com que este ponto focal esteja em destaque.
- Atente para o ambiente: se está de acordo com a proposta do vídeo, se está arrumado. Verifique possíveis "intrusos", como lixeiras e outros itens que não precisam aparecer.
- Se a gravação é estática, com câmera parada, opte por um suporte ou tripé para dar mais estabilidade.
- Caso seja uma captação em movimento, segure o dispositivo com as duas mãos, com os cotovelos encostados no tronco.
- Boa parte das plataformas de vídeo privilegia os registros horizontais. Saber onde o material será usado é ideal para definir se vale filmar nesta posição ou na vertical.
- Nunca grave contra a luz nem use flash.
- Tente gravar em locais silenciosos ou o mais perto possível disso. Analise se há barulhos que possam atrapalhar, como ventiladores, ar-condicionado ou até sons naturais (como pássaros) que possam vazar na captação.
- Analise a necessidade de equipamentos externos, como microfone e luz.
* Informações apuradas com as fabricantes e com a especialista