Que os vídeos curtos são um dos recentes fenômenos da internet não é exatamente uma novidade: o Tik Tok, o pioneiro nesse ramo, soma 4,72 milhões usuários no Brasil, segundo dados da Statisa. Da mesma forma, o Reels, lançado no Instagram em agosto de 2020, não precisou de muito tempo para conquistar os usuários. Mas apesar das concorrências acirradas, há um novo aplicativo que vem ganhando os brasileiros: o Kwai.
Em entrevista à Forbes, Paulo Fernandes, diretor de monetização para Américas do Kwai, afirmou que a plataforma soma mais de 45 milhões de usuários no Brasil. A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, de junho de 2021, também mostrou que o Kwai tinha 10% de presença em homescreen no smpartphone de brasileiros. Isso significa que, entre os 2.133 respondentes da pesquisa, 213 tinham o Kwai na tela inicial do celular, que é a que aparece assim que o aparelho é ligado, ocupando a sétima posição do ranking.
No mesmo estudo, o aplicativo também apareceu nas listas dos apps mais abertos por dia e daqueles nos quais os brasileiros passam mais tempo – neste quesito, superou Twitter e Telegram.
Criado em 2011, na China, como um aplicativo para GIFs, o Kwai passou a ter vídeos curtos em 2012, como o modelo de hoje. A mudança foi a porta de entrada para o início de conteúdos que, hoje no Brasil, vão desde dancinhas de coreografias dos hits musicais até mini histórias construídas em uma dramaturgia de baixa renda — que é, hoje, o grande pilar do aplicativo.
Desde 2021, o aplicativo alimenta o projeto TeleKwai, onde os produtores podem criar minisséries ou lançar episódios de histórias roteirizadas, em vídeos de 40 a 80 segundos. Na plataforma, há mais de 30 mil vídeos em formatos de novela publicados, com histórias dramáticas, romances, reviravoltas, lições de moral e tudo que é digno de uma tradicional novela das nove.
Além das dramaturgias, o Kwai ainda apresenta vídeos de piadas, pegadinhas, tutoriais, receitas e mais.
Como usar
O aplicativo está disponível de forma gratuita para Android e IOS. Assim como no TikTok, a tela inicial da plataforma já apresenta um vídeo sugerido pelo próprio aplicativo. Para dar sequência à visualização, basta deslizar para cima e aparecerá outro conteúdo. É possível curtir, comentar e compartilhar os vídeos. Você também pode seguir os perfis que desejar.
Para criar um conteúdo, basta apertar no ícone de câmera e começar a gravar. É possível acrescentar filtros, efeitos e músicas. O app também permite que se escreva em cima dos vídeos e acrescente figurinhas. Há ainda uma ferramenta de edição que permite cortar, juntar e reorganizar os clipes. Ao publicar um vídeo, é possível ainda compartilhar no WhatsApp, Facebook e Instagram.
Promessa de dinheiro
Uma das razões para a crescente do aplicativo entre os brasileiros é a "remuneração" que os usuários podem receber pelo uso. A plataforma disponibiliza um código para cada usuário, que pode ser enviado a amigos para usarem no momento do download. De acordo com o serviço, é preciso enviar um link e esse código de convite para um amigo, que deve incluir essa informação durante o seu cadastro. Assim, quem enviou o convite recebe um saldo em dinheiro que pode ser sacado.
Da mesma forma, há metas estabelecidas pelo Kwai. Se o usuário abrir o aplicativo diariamente, sem falhar nenhum dia, pode receber uma recompensa por isso. Mas a possibilidade de sacar essa remuneração não é imediata. Os usuários recebem uma moeda virtual do aplicativo e é preciso atingir um valor mínimo para converter o saldo em dinheiro.