A brasileira Geovana Sousa, aluna do primeiro período do curso de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), recebeu uma certificação de reconhecimento da Nasa, agência espacial dos Estados Unidos. O reconhecimento não se deve a um só motivo, mas sim 46: ao participar de um projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com a agência espacial, Geovana detectou mais de 40 asteroides.
As informações são do G1. Ao portal, Geovana compartilhou que descobriu a paixão pela astronomia ainda criança, mas foi somente durante o Ensino Médio que tomou a decisão de seguir profissionalmente nessa área. Natural de Manaus, mudou-se para o Ceará para realizar seu sonho.
O projeto do qual a estudante estava participando se chama Caça Asteroides, que visa encontrar novos cientistas. No evento, foram liberados mais de 17.500 pacotes de imagens que são analisadas pelas equipes para identificação de possíveis asteroides ou objetos próximos à Terra.
A estudante de física poderá batizar os asteroides que detectou como preferir. De acordo com ela, os nomes devem homenagear familiares e amigos.
— Vou continuar divulgando e propagando a ciência pelo nosso país, com foco em todas as idades, principalmente com as crianças. Meus objetivos maiores são trabalhar em agências espaciais fora no nosso país, como a NASA, por exemplo. Ser a primeira a ganhar o Nobel e trazê-lo ao Brasil é a grande meta, alcançada por esses pequenos passos — disse ao G1 sobre o seu futuro.