Dois bilionários estão em uma corrida espacial que ganhou novo capítulo nesta terça-feira (20), quando Jeff Bezos, fundador da Amazon, viajou ao espaço a bordo do foguete New Shepard, da sua empresa, Blue Origin.
O voo daquele que é considerado o homem mais rico do mundo foi tripulado, com três passageiros além dele, e sem qualquer condução de piloto. Também ocorreu apenas nove dias após a viagem de Richard Branson, fundador do grupo Virgin, que voou com o foguete Virgin Galactic. Essa aventura, no entanto, aconteceu com pilotos.
Na Blue Origin, um foguete é lançado verticalmente, e a cápsula onde se encontram os passageiros se desprende em voo ao atingir 100 km de altura, antes de cair de volta à Terra pendurada em três paraquedas.
A Virgin Galactic utiliza um enorme avião de transporte que decola de uma pista clássica carregando outro semelhante a um grande jato particular, que em determinado ponto se solta e voa em velocidade supersônica até atingir uma altitude de 80 km. Depois, desce planando.
Em ambos os casos, até seis passageiros podem sair de seus assentos para flutuar e admirar a curvatura da Terra.
Quais os tempos de viagens?
As duas foram viagens curtas, do tipo suborbital, quando a aeronave não entra em órbita. As aeronaves apenas sobem e depois descem, como uma bola arremessada ao ar. A viagem de Branson demorou 20 minutos. Já o voo de Bezos levou cerca de 10 minutos.