O homem mais rico do planeta, Jeff Bezos, de 57 anos, já está pronto para viajar em seu próprio foguete ao espaço. A decolagem está prevista para as 10h (no horário de Brasília) desta terça-feira (20) de uma instalação remota no deserto do oeste do Texas chamada Launch Site One, a 40 quilômetros ao norte da cidade mais próxima, Van Horn.
Desde as 8h30min, no entanto, já é possível acompanhar o início da tão desejada viagem do ex-CEO da Amazon. Tudo é transmitido ao vivo no site da Blue Origin, que Bezos criou no ano 2000.
A viagem durará 11 minutos e será a primeira com tripulação já feita pela Blue Origin. O New Shepard fez 15 voos sem tripulação para testar os mecanismos de segurança, como disparar a cápsula longe da plataforma de lançamento em caso de explosão do foguete ou pousar com um paraquedas a menos.
Quem são os tripulantes
Ao lado de Bezos estarão a aviadora Wally Funk, que aos 82 anos será a astronauta mais idosa da história, e o holandês Oliver Daemen, de 18, que será o mais jovem. Completando o quarteto aparece o irmão mais novo e melhor amigo de Jeff Bezos, Mark, que dirige a Bezos Family Foundation e trabalha como bombeiro voluntário.
Cabe destacar a ausência do vencedor, ainda anônimo, de um leilão de 28 milhões de dólares por uma vaga, que alegou "problemas de agenda" e participará em um próximo voo.
O pai de Daemen, diretor executivo de uma empresa de capital privado, foi o segundo na licitação, o que permitiu que seu filho adolescente se tornasse o primeiro cliente da empresa a pagar pelo voo.
Início de uma nova era espacial
Na semana passada, o fundador da empresa Virgin Galactic, Richard Branson, iniciou as missões ao espaço, superando por pouco o magnata da Amazon na batalha de bilionários.
A Blue Origin também tem objetivos maiores: tanto a respeito da altitude que será alcançada por sua nave reutilizável New Shepard em comparação com o avião espacial da Virgin, quanto no que diz respeito a suas ambições.
Bezos fundou a empresa em 2000 com o objetivo de algum dia construir colônias espaciais flutuantes com gravidade artificial onde milhões de pessoas devem trabalhar e viver. Atualmente, a empresa desenvolve um foguete orbital chamado New Glenn e um módulo de pouso lunar que espera ser adquirido pela Nasa.