Com a abertura das inscrições prevista para julho, a segunda edição do programa de aceleração de startups BRDE Labs, lançado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), será conduzida pela Universidade Feevale, por meio do seu parque tecnológico. A parceria entre as instituições será formalizada nesta quarta-feira (23), às 10h, no Hub One Porto Alegre, pelo reitor Cleber Prodanov e pela diretora-presidente do BRDE, Leany Lemos.
O BRDE Labs foi lançado em maio de 2020 no Rio Grande do Sul e tem como foco a gestão e a estruturação das empresas, a fim de alavancar recursos futuros ou parcerias que contribuam para o seu êxito operacional. Na primeira edição, 188 startups se inscreveram e 12 foram selecionadas para a aceleração, realizada entre agosto e novembro. Ao final, as três empresas com melhor desempenho foram premiadas.
Neste ano, o processo de aceleração ocorrerá ao longo de quatro meses, a partir de julho, sendo conduzido pelo Feevale Techpark, que também será responsável pela metodologia do programa. Além disso, a segunda edição do BRDE Labs contará com a participação de empresas parceiras do BRDE desde o início da aceleração na condição de “âncoras”, para que possam contribuir com sua experiência em identificar gargalos e propor desafios que possam ser solucionados pelas startups.
Startups de todo o RS poderão se inscrever para o programa, e aquelas que forem selecionadas para participar da aceleração — no mínimo 10 — terão seu desempenho avaliado ao longo do processo. As cinco melhores classificadas receberão prêmios de até R$ 50 mil. Devido à demanda do mercado, empresas de áreas como agronegócio, saúde, indústria 4.0, internet das coisas (IoT, na sigla em inglês), tecnologia da informação, logística e meio ambiente serão priorizadas.
A aceleração das empresas será realizada no Hub One Porto Alegre (Rua Cândido Silveira, 198, bairro Auxiliadora), onde está localizada a unidade do Feevale Techpark.