Em postagens nos perfis oficiais de suporte e segurança, o Twitter informou na noite de segunda-feira (14) que a mudança no número de seguidores percebida por usuários é resultado da verificação de contas suspeitas. De acordo com a empresa, medidas como troca de senha e validação de número do celular são solicitadas com frequência para determinados perfis — que não são contabilizados como seguidores até confirmarem essas informações.
A queda no número de contas foi notada por muitos internautas, que utilizaram a própria rede social para reclamar da situação. Em resposta às publicações da empresa, usuários relataram a perda de mais de mil seguidores.
De acordo com o portal G1, o Twitter não revelou quantas contas foram afetadas, mas ressaltou que a medida é realizada regularmente em todo o mundo. A empresa informou também que a ação tem como objetivo “ajudar a prevenir spam e manter todas as contas seguras”.
Ao G1, a rede social afirmou ainda que a confirmação de informações visa garantir que os perfis sejam realmente utilizados por pessoas e que ela é solicitada para contas que apresentam comportamentos suspeitos.
“Até que cumpram essa etapa de confirmação, as contas ficam temporariamente desabilitadas, com funcionalidades limitadas, e deixam de entrar no cálculo para contagem de seguidores”, salientou o Twitter, em nota.