Painéis solares em uma paisagem extraterrestre, rampas e antenas apontadas para o horizonte marciano: a primeira sonda chinesa em Marte enviou seus primeiros "selfies" para a Terra, após seu pouso histórico na semana passada.
O rover Zhurong entrou na atmosfera de Marte no sábado (15) e se tornou a primeira sonda a pousar com sucesso neste planeta por um país que realiza sua primeira missão marciana.
Zhurong, assim nomeado em homenagem ao Deus do Fogo da mitologia chinesa, chegou poucos meses após a última sonda americana atingir a superfície de Marte, a Perseverance, e foi celebrado na China como um marco em sua ascensão ao status de superpotência espacial.
A Agência Espacial Nacional Chinesa (CNSA) divulgou nesta quarta-feira (19) imagens tiradas pelo veículo espacial, que mostram o sistema de prevenção de obstáculos do veículo e painéis solares, bem como o solo marciano. "Povo da internet, as imagens de Marte que vocês tanto esperavam estão aqui", escreveu a agência em um post nas redes sociais com as imagens.
A operação destinada a pousar o rover foi delicada para os engenheiros chineses. A mídia estatal descreveu o uso de um paraquedas para desacelerar a descida e o acionamento do trem de pouso como "a parte mais difícil da missão".
O veículo está programado para funcionar por três meses, durante o qual deverá tirar fotos e coletar dados sobre a geografia local.
A China percorreu um longo caminho para alcançar a Rússia e os Estados Unidos, que têm décadas de experiência em exploração espacial.
O gigante asiático lançou com sucesso o primeiro módulo de sua próxima estação espacial no mês passado e espera torná-la habitável até 2022. Também pretende enviar humanos para a Lua.