O helicóptero Ingenuity da Nasa realizou com sucesso seu primeiro voo sobre Marte na madrugada desta segunda-feira (19), de acordo com dados enviados pelo aparelho a partir do planeta vermelho. No início da manhã, a agência espacial dos Estados Unidos mostrou ao vivo a recepção das imagens captadas pelo rover Perseverance e pelo próprio Ingenuity. Os dados demoram um pouco para chegar à Terra.
Em um vídeo curto gravado pelo rover Perseverance é possível observar o helicóptero, de 1,8 quilo, voando três metros sobre a superfície marciana, e depois voltando à terra firme.
— Os dados do altímetro confirmam que o Ingenuity realizou o primeiro voo de uma aeronave motorizada em outro planeta — anunciou um engenheiro do Laboratório de Propulsão a Jato, enquanto a sala de controle aplaudia.
A câmera do Ingenuity enviou uma imagem fixa em preto e branco que apontava para baixo e na qual é possível ver sua própria sombra projetada na superfície de Marte.
— Agora podemos afirmar que os seres humanos voaram um helicóptero em outro planeta! — disse a engenheira principal do projeto, MiMi Aung. — Conversamos durante tanto tempo sobre nosso momento irmão Wright em Marte, e aqui está — completou.
O primeiro voo motorizado na Terra foi realizado pelos irmãos Wright, Orville e Wilbur, em 1903 em Kitty Hawk, Carolina do Norte. Um pedaço de tecido daquele avião foi colocado dentro do Ingenuity como forma de homenagem.
A viagem ocorre após um atraso de mais de uma semana devido a um possível problema técnico. A missão do mini-helicóptero marcará o primeiro voo motorizado e controlado em outro planeta e ajudará a Nasa a coletar dados inestimáveis sobre as condições no Planeta Vermelho.
A primeira viagem do Ingenuity foi inicialmente marcada para o domingo passado, mas teve que ser adiada após o surgimento de um potencial problema durante um teste de alta velocidade dos rotores do helicóptero de 1,8 kg.
A Nasa considerava a operação sem precedentes altamente arriscada: o voo é um desafio porque o ar em Marte é muito rarefeito, com menos de 1% da pressão da atmosfera da Terra. O helicóptero chegou a Marte preso à parte inferior do rover Perseverance, que pousou em 18 de fevereiro.