A Nasa, agência espacial americana, divulgou nesta segunda-feira (22) o primeiro áudio de Marte, um som fraco de vento capturado pelo veículo-robô Perseverance. A agência também publicou o primeiro vídeo da chegada do rover ao Planeta Vermelho.
Um microfone não funcionou durante a descida, mas o robô foi capaz de capturar áudio assim que pousou em Marte. Engenheiros da Nasa executaram um curto clipe de áudio do que disseram ser uma rajada de vento na superfície.
— O que você ouve ali em 10 segundos é uma verdadeira rajada de vento na superfície de Marte, capturada pelo microfone e enviada de volta à Terra — afirmou Dave Gruel, engenheiro chefe do sistema de câmera e microfone do Perseverance.
O vídeo de alta definição, com três minutos e 25 segundos de duração, mostrou a ativação do paraquedas e o pouso do rover na cratera Jezero, na superfície marciana, em meio a uma nuvem de poeira.
— Esse é um vídeo realmente incrível — disse Michael Watking, diretor do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, em uma coletiva de imprensa. — Esta é a primeira vez que conseguimos capturar um evento como a chegada a Marte.
Thomas Zurbuchen, administrador de ciências associado da Nasa, declarou que o vídeo da descida do Perseverance é "o mais próximo que você pode chegar de pousar em Marte sem vestir um traje pressurizado".
Jessica Samuels, gerente da missão de superfície do Perseverance, comentou que o veículo estava operando conforme o esperado até agora.
— Estou feliz em reportar que o Perseverance goza de boa saúde e continua com as atividades, conforme planejado — afirmou Samuels.
Samuels informou que um voo estava sendo preparado no pequeno helicóptero do robô, embora tenha esclarecido que "a equipe ainda está avaliando" e que "ainda não decidimos o local".
O Perseverance foi lançado em 30 de julho de 2020 e pousou na última quinta-feira no Planeta Vermelho.