Para os milionários em busca de uma aventura fora da Terra, ficará mais fácil embarcar em um foguete e experimentar o efeito de gravidade sobre o corpo. Isso porque a empresa norte-americana Axiom Space já oferece a modalidade de turismo espacial. Inclusive, a companhia está na contagem regressiva para sua primeira decolagem comercial rumo à Estação Espacial Internacional agendada para janeiro de 2022.
Tudo funciona como aqueles clássicos pacotes de viagem. Uma vez feita a aquisição o turista está com tudo garantido. A diferença é que ao invés de um avião, os passageiros entrarão na cápsula Crew Dragon que será impulsionada por um foguete Falcon, ambos produzidos pela SpaceX. A viagem até a estação tem previsão de dois dias. Ao chegarem, piloto e tripulação passarão oito dias no espaço, onde participarão de pesquisas e projetos filantrópicos e dormirão nos mesmos estabelecimentos que os astronautas de diversas partes do mundo, afirma a Axiom.
Os primeiros viajantes a adquirir o ticket desta viagem espacial são o empresário estadunidense Larry Connor; o investidor canadense Mark Pathy e Eytan Stibbe, investidor israelense. Já o comandante da missão é o ex-astronauta e atual vice-presidente da Axiom, Michael López-Alegría. O passeio é para poucos, cada passageiro deverá desembolsar US$ 55 milhões para embarcar.
Além da bolada investida, os turistas passarão por meses de treinamento na empresa SpaceX, antes da decolagem, para suportar o desafio psicológico e físico que é essa aventura. E, por fim, farão um curso no qual serão abordados temas como a mecânica orbital ou como se movimentarem em gravidade zero, informa a Istoé Dinheiro.
Vale lembrar que o primeiro foguete tripulado de uma empresa comercial foi lançado em maio do ano passado, com cápsula e propulsores de foguete da SpaceX. Os responsáveis pelo comando da aeronave eram os astronautas norte-americanos Bob Behnken e Douglas Hurley, ambos ex-pilotos militares que entraram para a Nasa em 2000.