Um protótipo de foguete da SpaceX explodiu ao aterrissar, nesta terça-feira (2), após um voo de teste nos Estados Unidos, segundo imagens divulgadas pela empresa. Foi a segunda explosão desse tipo, depois do ocorrido com o protótipo anterior em dezembro passado.
— Voltamos a ter um excelente voo. Temos apenas que trabalhar um pouco na aterrissagem — declarou um porta-voz da Space X ao comentar o voo de teste, transmitido ao vivo.
O fundador da empresa, Elon Musk, manteve-se em silêncio nas redes sociais, após anunciar na noite de ontem que ficaria "fora do Twitter por um tempo".
O foguete SN9 havia sido autorizado a decolar de Boca Chica, no Texas, pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), que adiara a liberação após determinar que o último lançamento da SpaceX violava os termos de sua licença.
A nave foi lançada por volta das 15h30min locais e desligou progressivamente seus motores à medida que alcançava a altitude de 10 quilômetros. Em seguida, realizou uma série de manobras de teste na posição horizontal. Ao tentar retornar à posição vertical para pousar, começaram os problemas.
As imagens exibidas mostraram que o foguete se aproximou do solo muito rapidamente, e em um ângulo ruim. Ele aterrissou em meio a um barulho ensurdecedor e explodiu.