Imagens de luzes chamaram a atenção de quem observou o céu do Rio Grande do Sul na noite desta segunda-feira (24).
De acordo com Gabriel Zaparolli, operador da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), os pontos são satélites da constelação Starlink, enviados pela SpaceX ao espaço recentemente. O envio faz parte de um projeto que prevê distribuição de sinal de internet de forma gratuita em todo o mundo.
— Realmente é um espetáculo incrível que acontece a cada passagem deles. E a previsão é de que tenha mais lançamentos.
Morador do bairro Ponta Grossa, o jornalista Maicon Bock conta que viu a movimentação no céu por volta das 19h desta segunda.
— Eu estava no pátio e vi uma linha de luzes muito simétrica, passando muito alto e em alta velocidade. Eram mais ou menos uns 20 pontinhos de luz. Durou menos de um minuto, mas é algo bem impressionante. Você não sabe o que é e fica tentando decifrar.
A empresa de exploração espacial SpaceX, do empresário Elon Musk, é uma das companhias privadas que mais lançou foguetes e satélites ao espaço e tem projeto em parceria com a Nasa. A companhia, sediada na Califórnia, recebeu até agora autorização dos Estados Unidos para lançar 12 mil satélites em diferentes órbitas, e solicitou o lançamento de até 30 mil a mais.
O objetivo da empresa é controlar grande parte do futuro mercado de internet a partir do espaço.
Vários concorrentes têm a mesma ambição, incluindo a start-up OneWeb, com sede em Londres, e a gigante americana Amazon, cujo Projeto Kuiper está muito menos avançado.