Após o Twitter confirmar que planeja lançar um modelo pago, os internautas começaram a sugerir o retorno para uma antiga rede social que durante anos foi a preferida de muitos brasileiros: o Orkut. Por esse motivo, o nome da rede ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter nesta terça-feira (4). As informações são do portal iG.
O modelo pago, que pode trazer funções extras como publicações mais longas e edição de tuítes, não será obrigatório. Mesmo assim, os usuários ficaram empolgados com a possível volta do Orkut, que foi extinto em 2014, e relembraram ferramentas como depoimentos, comunidades e a Colheita Feliz.
No entanto, o Orkut oficial não voltou: o que está circulando nas publicações do Twitter é uma réplica da rede social, que foi criada por um fã brasileiro. Essa cópia existe desde 2017, mas o aplicativo para ela — disponível para download no Google Play — foi criado apenas este ano.
A página do novo site inclusive informa que "o orkut.br não tem vínculo com o Google e não é o mesmo site que o orkut.com. Caso sua intenção seja acessar a antiga rede social filiada ao Google, pedimos desculpas, mas não será possível". E acrescenta que "o orkut.br está sendo desenvolvido por um fã da rede social, que em sua homenagem está recriando o Orkut do zero, buscando utilizar as mesmas ferramentas e design do site original".