Não tem jeito, a orientação é ficar em casa. Com a crise provocada pela pandemia do coronavírus, muitos trabalhadores têm feito home office e a diversão de muitas pessoas tem sido ver filmes e séries disponibilizados nas plataformas de streaming. Contudo, realizar essas duas atividades pode se tornar um problema se seu sinal de Wi-Fi estiver fraco.
Para resolver essa situação, a reportagem de GaúchaZH conversou com João César Netto, professor-titular do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IF-UFRGS) para saber o que pode ser feito para melhorar o desempenho da sua conexão.
Estabeleça filtros de prioridade
O Quality of Service é uma tecnologia presente em roteadores que permite determinar quais dispositivos e serviços terão maior prioridade de conexão. Ao entrar nas configurações do dispositivo e aplicar filtro de prioridade ao recebimento de e-mails, por exemplo, estes entrarão com rapidez, enquanto os downloads de arquivos, por sua vez, serão feitos, mas levarão um pouco mais de tempo para serem efetuados.
Faça o mapa da intensidade da internet
Aplicativos como o Wifi Analyzer são ótimos você descobrir quais são os pontos mais intensos e mais fracos de internet na sua casa. Basta baixar o app e andar pela casa com ele aberto. Com o resultado do que é mostrado na tela do celular, você pode vir a reposicionar seu roteador ou posto de trabalho para que o sinal melhore.
Escolha o lugar certo
Para obter melhor conexão, coloque o roteador em um local aberto da sua casa, longe de paredes e obstáculos. Mantenha-o afastado de outros dispositivos eletrônicos que possam causar interferência, como microondas, babás eletrônicas e telefones sem fio.
Reposicione as antenas
Se o seu roteador for de duas antenas, a melhor orientação para um sinal mais potente é manter uma antena na horizontal e a outra na vertical, porque isso aumenta a área de propagação das ondas.
Altere a frequência
Opte por redes com frequências de 5 GHz. Elas oferecem maior velocidade para sua conexão. Contudo, é bom ficar no mesmo cômodo do roteador, isso porque a faixa de 5 GHz trabalha com ondas que não atravessam paredes e obstáculos com tanta facilidade. Alguns roteadores têm a função dual-band, que altera da frequência de 2,4Ghz – a mais usada – para a de 5GHz automaticamente. Caso o seu não seja assim, é preciso mexer nas configurações do aparelho.
Faça uso de um repetidor de sinal
Vale investir neste dispositivo, porque ele amplia o sinal e o alcance da rede. Se o repetidor for Wi-Fi, o ideal é que ele seja conectado a um canal diferente do roteador. Caso contrário, ambos "disputarão" a mesma oferta de internet — é como se dois carros tentassem andar lado a lado em uma via de mão única. Se você ocupa outra faixa, o trânsito flui melhor, e a mesma lógica se aplica à internet. Outra opção é instalar um roteador elétrico.
Atualize seu roteador
Entre na página do fabricante do seu roteador e siga as instruções de atualização. Manter o software do dispositivo em dia é importante para que o aparelho apresente um bom desempenho.
Atualize o seu computador
Trimestralmente, são oferecidas atualizações do driver da placa de rede. Acesse as "configurações do computador", depois clique em "rede". Por fim, use a opção "atualizar".
Reinicie o roteador
Uma vez por semana, desligue e ligue o roteador. Isso ajuda a limpar a memória do aparelho, e ele para de travar. Outra opção é desligá-lo quando ninguém estiver usando a internet — assim, quando for ligado novamente, poderá ter uma melhora na transmissão de sinal do aparelho.
Veja os aparelhos conectados a sua internet
Com o aplicativo Fing, por exemplo, é possível verificar quais equipamentos estão conectados ao seu roteador, logo, sua rede. Se você descobrir que um terceiro está fazendo uso da sua internet, é provável que ele esteja deixando sua conexão mais lenta. Neste caso, opte pela mudança de senha. Esta verificação pode ser feita também no site do fabricante do seu aparelho.