A ruptura de um cabo de fibra óptica, que conecta o serviço entre a Região Sul e o resto do país, pode ter causado os problemas identificados por usuários da Claro nesta quinta-feira (5).
Durante a tarde, clientes passaram a relatar a queda no serviço de telefonia. Conforme as reclamações, as falhas começaram por volta das 14h e atingiram principalmente o serviço de internet, mas também estariam interferindo no bom funcionamento das ligações por celular e da TV por assinatura.
Apesar de usuários terem relatado que continuavam com problemas no começo da noite desta quinta-feira, a Claro afirmou a GaúchaZH, por volta das 19h, que normalizou a operação e que equipes permanecem monitorando a situação.
A empresa não informou quantas pessoas foram afetadas. O site Downdetector, especializado em registrar falhas de plataformas digitais, contabiliza centenas de reclamações. Em apenas 1h30min, entre as 13h56min e as 15h26min, o número de relatos de problemas aumentou em quase 50 vezes, passando de sete para 337 casos. Às 19h12min, o site registrava 110 notificações de problemas.
Os registros concentram-se principalmente no Sul e no Sudeste, com destaque para os municípios de Porto Alegre, Caxias do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.
Confira a nota da Claro na íntegra:
"A Claro informa que uma ruptura de cabo de fibra óptica, na conexão entre o Sul e o resto do país, pode ter gerado instabilidade na performance de seus serviços na região, durante parte da tarde desta quinta-feira (5). A empresa ressalta que já normalizou a operação da rede e as equipes permanecem monitorando as rotas envolvidas."