A reitora da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Cleuza Maria Sobral Dias, foi convidada pela Marinha do Brasil e participará, nesta terça-feira (14), da inauguração das novas instalações da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).
Tradicionalmente, a Furg tem atuação na área da oceanografia. Em 1982, a universidade foi convidada a participar do Projeto Antártico Brasileiro (Proantar) e assim, a partir do convênio entre a universidade e a Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Cirm) foram construídas e habilitadas as instalações da Estação de Apoio Antártico (Esantar/RG), administrada pela Coordenação de Apoio às Operações na Antártica da Furg.
Segundo a reitora, a participação da Furg na inauguração reflete o reconhecimento da universidade como pioneira na formação e na pesquisa na área de ciências do mar, com a criação do curso de Oceanologia, em 1970.
A nova estação reinaugura após um grave incêndio ocorrido em 2012, quando a principal edificação da EACF foi destruída. Composta inicialmente por seis módulos que abrigavam somente 12 pessoas, as novas instalações da Estação Antártica Comandante Ferraz poderão abrigar até 64. A estação é dividida em 17 unidades, sendo 14 projetadas para os laboratórios que abrangem as pesquisas científicas realizadas pelo Proantar.
Furg na Antártica
O Programa Antártico Brasileiro (Proantar), existente há 39 anos, serve como um instrumento de projeção do Brasil no cenário mundial e de demonstração, junto à comunidade internacional, do interesse do país no continente. Participante desde a fundação do programa, a Furg atua em projetos de pesquisa, desenvolvidos principalmente no âmbito do Instituto de Oceanografia da universidade. Entre as instituições brasileiras, é líder no desenvolvimento de pesquisas no Oceano Austral.