O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou as primeiras imagens feitas pelo satélite CBERS 4A, lançado ao espaço em 20 de dezembro pelo Brasil em parceria com a China. Esse é o sexto satélite desenvolvido e lançado pelo Programa Sino Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS), viabilizado por acordo entre os dois países, firmado em 1988.
As primeiras imagens do satélite são de 27 de dezembro e vêm de três câmeras que foram ligadas sobre o Brasil por 11 minutos, de 10h56 a 11h07, horário local de Brasília, segundo o Inpe. Os registros mostram a divisa dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Depois, foram feitas também imagens sobre o território chinês.
A partir de agora, o programa inicia uma nova fase, com duração de três meses, em que a qualidade das imagens das três câmeras do satélite será avaliada. Os ajustes necessários serão feitos nesse período, para gerar registros com a melhor qualidade possível. Essa fase se encerrará com uma discussão técnica para aprovação do relatório final de equipe de especialistas. O satélite CBERS 4A será então declarado operacional.
Para que servem as imagens?
Os dados captados pelos satélites enviados ao espaço pelo programa CBERS vem sendo utilizados no monitoramento do desmatamento da Amazônia, além de estudos e mapeamentos nas áreas de recursos hídricos, agricultura, vegetação, planejamento urbano, entre outras.
O Inpe divulgou também vídeo dos primeiros registros feitos pelo satélite CBERS 4A: