Em outubro passado, o Yahoo!, marca que mudou de dono em 2016 e uma das pioneiras nos serviços de email e busca na internet, anunciou mudanças na ferramenta Yahoo Grupos. A principal delas se refere a conteúdos postados por seus usuários para acesso comum, como fotos e outros arquivos. Desde 28 de outubro não é mais possível fazer uploads desse tipo de conteúdo nas páginas dos grupos e, em 14 de dezembro, os conteúdos restantes serão deletados. E o que você tem a ver com isso? Talvez tenha e não saiba ou não lembre, então acompanhe a lista de perguntas e respostas abaixo.
Afinal de contas, o que é o Yahoo Grupos?
É uma mistura de lista de transmissão de emails, fórum e site para troca de conteúdo que foi popular principalmente no início da década de 2000, quando a principal ferramenta de comunicação online era o email e não as redes sociais. Para acessar um grupo, você mandava um email com o nome do grupo seguido de -subscribe@yahoogrupos.com.br
Assim, passava a fazer parte de uma lista de emails. Cada vez que alguém mandasse um email para aquele grupo, todos os endereços cadastrados recebiam a mensagem. A ferramenta era especialmente popular para a comunicação entre um grupo de formandos, por exemplo, ou de estudantes de uma mesma classe. Também era possível, pela na página do Yahoo, acessar a ferramenta e procurar por grupos conforme assuntos do seu interesse.
Como eu sei se ainda faço parte de algum desses grupos?
Se você tem um login do Yahoo ativo, acesse o site yahoo.com.br, faça login, vá na aba "Mais..." na capa do site e acesse a opção "Grupos". À esquerda, o site mostrará de quais grupos você faz parte, se houver algum.
E os grupos vão terminar?
A princípio, não. O que vai terminar é uma espécie de página em comum em que todos os usuários de um mesmo grupo podiam subir fotos, documentos e outros conteúdos para que todos os demais membros pudessem visualizar e fazer downloads, se assim desejassem. Desde 28 de outubro isso não é mais possível e, a partir de 14 de dezembro, tudo o que restar por lá será deletado.
Devo me preocupar? Que tipo de conteúdo pode haver lá?
Se você lembra de fazer parte de alguma lista de emails entre 2000 e 2008, é bem possível que ela fosse do Yahoo Grupos. Nesse caso, vale a pena dar uma olhada no conteúdo do seu grupo. Provavelmente não reste nada importantíssimo prestes a ser extinguido, mas pode haver conteúdos bacanas de resgatar por saudosismo, como trabalhos escolares ou álbuns de fotos de algum evento que algum membro do grupo compartilhou por lá e você esqueceu ou não tomou conhecimento à época.
E como faço para resgatar esse conteúdo?
Um vez no site do Yahoo Grupos, basta acessar os seus grupos, navegar pelas pastas e salvar o que for do seu interesse. Depois de 14 de dezembro, a troca de conteúdo dentro de um grupo será somente de email para email.
Onde posso saber mais sobre isso?
Se você é ou já foi usuário do Yahoo, vale a pena dar uma olhada na Central de Ajuda do site, no endereço br.ajuda.yahoo.com e acessar a aba Grupos. Ali, há mais perguntas e respostas, incluindo como ficam as futuras funcionalidades do Yahoo Grupos.