O aplicativo de entrega de comidas iFood trabalha para incluir robôs autônomos na etapa inicial ou final do processo de delivery, afirmou Fernando Martins, gerente de inovação logística da empresa, em evento da marca nesta terça-feira (29) em Osasco (SP).
Os robôs são desenvolvidos pela empresa paulista Synkar e devem ficar prontos em janeiro, quando se iniciam os testes. Segundo Martins, a operação comercial está prevista para o segundo semestre de 2020, e dependerá de parcerias com shoppings centers e da regulamentação sobre os veículos automatizados nesses locais.
De acordo com a empresa, o robô será um complemento do modal de entrega, funcionando na primeira ou última etapa do processo, e funcionará apenas em ambientes controlados, como shoppings ou condomínios.
A ideia da empresa é usar o veículo – uma máquina com rodas, 100% elétrica e com capacidade para transportar até 30 quilos – para buscar a comida na praça de alimentação e levar até o local do motorista, diminuindo o tempo de entrega.
— O motorista também pode levar a encomenda até um condomínio sem precisar entrar na área. O robô leva até a casa da pessoa e otimizamos a entrega — afirmou Martins.
Os shoppings precisarão ter centrais dedicadas ao iFood. A operadora de shoppings centers Aliansce Sonae anunciou parceria com a empresa nesta terça, segundo a Reuters. Os primeiros shoppings da marca a criar os espaços serão o D.Pedro Shopping, em Campinas (SP), e o Leblon, no Rio de Janeiro.
O iFood entrega mais de 21,5 milhões pedidos de comida por mês no Brasil, de acordo com Carlos Moyses, presidente da empresa. O app tem 116 mil restaurantes cadastrados e 83 mil entregadores.